
XProtoman
(usa Fedora)
Enviado em 20/07/2016 - 01:27h
Boa noite a todos,
Faz muito tempo que não acompanho as licenças do Qt e do GTK+, porém acho que a situação de ambos deve meio que permanecer, no caso do GTK+ você é livre para criar e vender suas aplicações até mesmo comerciais respeitando a sua licença, que é a LGPL, sem ter que pagar nada a mais por isso.
Quanto ao Qt, desde que eu conheço a rivalidade Qt vs GTK+, aparentemente você tem que pagar por uma licença para uso comercial.
Muita gente que utiliza Qt se torna fã, diz que é bom, enfim faz muita propaganda, mas ao mesmo tempo nunca vi ninguém dizer: "...comprei uma licença para uso comercial...".
Se você não pretende pagar de forma nenhuma por uma licença para uso comercial, GTK+ é uma opção para você.
Dois links sobre licenças do Qt:
https://www.qt.io/licensing/
https://www.qt.io/qt-licensing-terms/
Tem um detalhe sutil num desses links:
Qt for Application Development is also available under GPL and LGPLv3 open source licenses. Qt tools and some libraries are only available under GPL.
Mesmo ele sendo licenciado também em LGPL, algumas bibliotecas estão disponíveis apenas em GPL, pegue essa parte veja essa:
The commercial Qt license gives you the full rights to create and distribute software on your own terms without any open source license obligations.
Pode ser que a parte GPL seja uma forma de vender a licença comercial, quem está mais por dentro do Qt pode dizer se a parte GPL é descartável.
Tenho uma dúvida: Se você não utilizar a parte GPL, descartá-la por completo do seu projeto, e atender plenamente a LGPL, você ainda é obrigado a adquirir a licença comercial em caso de uma aplicação proprietária, que será comercializada?
____________________
“Mas nós sabemos que a razão de a maioria estar aqui, é a nossa afinidade com a desobediência!” (Morpheus)