lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 07/10/2015 - 15:50h
Meu primeiro problema com o GNOME, isso desde a época do GNOME 1 (que eu usei): compilar aquela porcaria. Nunca vi tanta compilação cruzada e tanta compilação em bootstrap quanto nesse lixo de DE. Sério. Sem contar que eu, que não sou programador, tinha que corrigir caca no "código" do Miguel de Icaza para que a compilação funcionasse conforme descrito na documentação.
Meu segundo problema com o GNOME: para personalizar de verdade, só recompilando todos os pacotes (aí cai no primeiro problema).
Terceiro problema: é o GNOME a ferramenta pela qual o systemd está sendo enfiado goela abaixo de todo mundo.
Quarto problema: documentação. Só existe um programa pior documentado que o GNOME: systemd. Idem para bugs. Eu já consegui um kernel panic no GNOME do Fedora por abrir o Nautilus.
Adendo ao quarto problema: Evolution. Desafio um usuário do GNOME dizer sinceramente que está satisfeito com esse filho do demônio.
Quinto problema: o GNOME esconde muita coisa sob o capô do sistema. Se eu não posso saber o que o computador faz, então tem algo muito errado aí.
Sobre o Unity: ele é apenas uma skin pro GNOME. Logo, todo o resto se aplica a ele, com o adicional de ele ser ainda mais pesado.
--
Luís Fernando Carvalho Cavalheiro
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta