eslih
(usa Debian)
Enviado em 03/03/2015 - 15:42h
Olá,
Depende de qual tipo de cluster você tem em mente (beowulf, balancer, ...) e também qual o propósito deste cluster (estudos, lab, produção, testes com determinada aplicação,...).
Para um beowulf, use placas em gigabit, um bom/excelente switch e perfeito cabeamento (evite dor de cabeça, compre feito, Cat6!). Já fiz um projeto para montar um beowulf com maquinas antigas quando dava aulas numa Faculdade, para aprendizagem e estudos é excelente (e rodar aplicações de benchmark/stress).
Agora, se é balanceamento de carga, ambiente corporativo a história muda... Basicamente seu foco ficará na configuração de DNS e do serviço (por exemplo, cluster de uma aplicação web em apache), existe algumas aplicações para isto, como por exemplo a implantação em banco de dados MySQL (mysqlcluster)....
Minha dica, seria você fugir de distros desconhecidas, existem mais de 500 listadas no distrowatch (e alguns manés com mania de grandeza que pensam em virar o Linus só porque personalizou um Ubuntu e gerou uma ISO disto), os problemas delas, em grande maioria é comunidade pequena, pouca discussão sobre assuntos mais específicos, além de probabilidade maior de erros já que a grande maioria destas distros compartilham o repositório de outras e somam algumas libs e apps compilados com diferenças entre os originais.
Recomendaria você: Ir pela distro que possua mais familiaridade e/ou por distros que são vastamente usadas para este propósito e com uma boa documentação, como Debian, Slackware e RedHat (CentOS, Scientific Linux, Oracle Linux).