removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 20/01/2021 - 08:52h
Há mais conteúdo de tutoriais para o Ubuntu disponível na internet.
Mas eu comecei no mundo Linux com o Suse quando ainda era gratuito (hoje é pago). O OpenSuse é a versão gratuita.
O OpenSuse é uma excelente distribuição, só não estou utilizando ele porque meu computador congelou constantemente com o OpenSuse e não consegui rastrear a origem do problema (sim, Linux também tem bugs, tem problemas, etc) para solucionar.
O que é bom no OpenSuse:
- Há o site
https://software.opensuse.org/ onde você pode pesquisar programas, inclusive podendo encontrar repositórios adicionais. Por exemplo, é a única distribuição que ainda tem o pacote Wiithon em um repositório da comunidade (o repositório do Ubuntu que continha este pacote deixou de ser disponibilizado na versão 16.04), instalar o Wiithon no Ubuntu é uma jornada somente para usuários experientes!
- A distribuição oferece o serviço de construção de pacotes
https://build.opensuse.org/ o que permite que a comunidade construa pacotes para o OpenSuse (e também para outras distribuições) facilmente, sem muita complicação.
- O Yast vem incluso no OpenSuse, é uma ferramenta de configuração gráfica. Várias coisas que no Ubuntu devem ser configurados editando arquivos no sistema, no OpenSuse são configuradas de forma gráfica.
- O OpenSuse tem uma versão de lançamento único (Leap) e uma versão contínua (Tumbleweed). Assim, os usuários podem escolher se querem usar lançamentos programados que terão manutenção por um determinado período (Leap) ou se vão utilizar um sistema que recebe atualizações contínuas e assim obter acesso a novos softwares sem se preocupar com lançamentos e prazos de manutenção (Tumbleweed).
- O OpenSuse é utilizado para construir o Suse Linux, versão paga do sistema.
O que há de bom no Ubuntu:
- É a distribuição mais usada no mundo, por isso você encontra bastante materiais, tutoriais, softwares adicionais.
- Tem uma versão com suporte estendido de cinco anos (LTS) e uma versão para desenvolvedores e entusiastas (não-LTS).
- A Canonical tem no Ubuntu o seu principal produto, que é distribuído gratuitamente (ela sobrevive de vender serviços), não há uma versão paga como há entre OpenSuse e Suse.
- O Launchpad é o site que permite que a comunidade crie repositórios de softwares adicionais para o Ubuntu, inclusive o Launchpad pode criar pacotes automaticamente, tanto pacotes .DEB quanto pacotes SNAP.
Principais características do Fedora:
- O Fedora sempre tem as tecnologias mais recentes do mundo Linux.
- O Fedora tem muitos softwares para desenvolvedores, e claro que também para entusiastas e usuários domésticos.
- O Fedora é patrocinado pela Red Hat, o resultado da distribuição pode ser utilizada para construir o Red Hat Enterprise Linux (embora o CentOS também seja usado para essa mesma construção).