Estou ficando paranoico com essas versões de Linux, me ajudem a escolher definitivamente.

1. Estou ficando paranoico com essas versões de Linux, me ajudem a escolher definitivamente.

Eric
Grinder

(usa Slackware)

Enviado em 28/03/2015 - 15:44h

Finalmente resolvi me cadastrar aqui, depois de várias pesquisas pelo google e sempre caindo aqui vivaolinux acabei me cadastrando. Espero que seja meu lugar para conversas a respeito e dúvidas sobre Linux.

Primeiramente não sou expert, sou apenas um curioso e até podemos dizer que é um hobby que eu tenho de "desafios". Meu primeiro contato com Linux foi com o Conectiva 4.0 senão me engano minha máquina era um Pentium 133mhz. Era trabalhoso, tudo novo, sem muita documentação, enfim era dificil isso faz uns 15 anos atrás ou mais... e nesses decorreres da vida quando me dava loca eu instalava algumas distros para matar a vontade de usar Linux. E a minha predileta sempre foi o Slackware, talvez porque tenha sido meu maior desafio Linux até hj hehe

Alguns anos atrás para um usuário Gamer novato em Linux era impossível ficar na plataforma, pela falta de drivers e e até mesmo dificuldade em conseguir funcionar todo seu hardware (som, video, internet).

Voltei a usar Linux faz 1 mês, talvez esse seja meu maior tempo com a plataforma, e digo mais, está muito bom já estou cogitando deletar o Windows e ver se consigo sobreviver naturalmente.

Chega de enrolação e vamos ao tópico.

Nesse mês de uso intenso de Linux, eu testei várias distros como se fosse a mesma neura de trocar ROM em Android. Entre elas estão, Slackware, Ubuntu e derivados, Mint e derivados, Debian, OpenSuse.

Dentre todas elas eu ainda fico com o Slackware, porém dessa vez não fui feliz. Não consegui fazer funcionar a internet (ethernet) nele de jeito nenhum mesmo usando todas aquelas dicas de /etc/rc.d/rc.networkmanager e netconfig cheguei a cogitar a versão do kernel não suportava minha placa de rede, então eu testei aquele Slackware.no que é não oficial com pacotes atuais. Depois de alguns comandos no rc.d/rd.inet1 funcionou apenas 1 vez, depois do boot nem com reza braba. Então acabei desistindo, mas ainda sonho em usar Slackware + Mate.

OpenSuse, essa eu diria que é meu substituto do meu Slackware... me lembrou muito a customização na hora de instalar e a opção de entrar no modo texto e poder instalar oq vc quiser pacote por pacote. Porém estou tendo problemas graves com OpenSuse + UEFI/GPT, até porque entrei nesse mundo de GPT e UEFI recentemente.

Não consigo carregar a instalação do OpenSuse pelo pendrive em modo UEFI, chega a carregar a tela de boot mas quando em qualquer opção e começa a carregar o initramfs trava, ae consigo somente instalar ele em modo normal mas dae na hora de gerar o GRUB diz que eu tenho que estar em modo UEFI pra poder instalar o GRUB-EFI enfim, se alguem tiver uma luz iria ser de grande valia.

Então como não estou conseguindo usar minhas distros prediletas que são as duas citadas a cima eu fico trocando todo dia entre Debian, Ubuntu mas dentro ainda fico variando entre Wheezy e Jessie e os Kubuntu, Lubuntu, Xubuntu, etc... e não consigo me decidir no que usar.

Mas o que estou procurando numa distribuição + ambiente gráfico?

O que eu sempre viso é a performace, já que meu foco é jogar o Dota2 :-) dentro desse item, muito importante frisar o "smooth" em quando se está jogando. Como varia isso trocando Ambiente Gráfico de um Mate para um KDE por exemplo.
Viso aplicativos que venham a me atender no dia a dia.
E que seja no mínimo bonito.

Nesse momento estou no Debian 7.8 Wheezy usando o Gnome Classic e digo que está maravilhosamente bem em Jogos, mas sinto que o ambiente Gnome Classic não seja o melhor ambiente, pouco prático e pouco customizável. Mas quando uso o Gnome normal fica horrível de se jogar, até porque não tem aquela opção de desligar a renderização e nem de desligar quando está em tela cheia.

Lembrando que todas distros eu instalo um kernel atualizado 3.19.3 que eu montei com base na config do Debian (foi a config mais enxuta de todas as outras distros que eu testei)

É isso pessoal, gostaria de alguma palavra mais profissional ou com experiência do que você escolheria e porquê e se alguém puder me ajudar com algumas dúvidas minhas, dicas para compilar o kernel para melhorar a performace seria bom também.

Abraços
Eric


  


2. Re: Estou ficando paranoico com essas versões de Linux, me ajudem a escolher definitivamente.

Ricardo Fabiano Silva
madrugada

(usa Gentoo)

Enviado em 28/03/2015 - 17:03h

Qual seu hardware?
Seu modem está routeado(dhcp)?
Com exceção da net, algo deixou de funcionar no Slackware ou OpenSuse?

Pelas distros, eu imagino que você tem preferência pelo ambiente KDE, ou do tipo desktop clássico, nos quais se incluem KDE, XFCE e LXDE. Estou correto?




3. Re: Estou ficando paranoico com essas versões de Linux, me ajudem a escolher definitivamente.

Eric
Grinder

(usa Slackware)

Enviado em 28/03/2015 - 19:20h

madrugada escreveu:

Qual seu hardware?
Seu modem está routeado(dhcp)?
Com exceção da net, algo deixou de funcionar no Slackware ou OpenSuse?

Pelas distros, eu imagino que você tem preferência pelo ambiente KDE, ou do tipo desktop clássico, nos quais se incluem KDE, XFCE e LXDE. Estou correto?



Tenho um i5 4670k com uma Asus Z97-Pro e uma Nvidia 970gtx (minha placa de rede é uma Intel Pro 1000 (i218)
Somente o problema da internet com o Slackware e o problema do OpenSuse é com o tal do uefi/gpt

Eu até gosto do KDE, mas agora com XFCE e Mate acabei trocando :-)

Então, meu modem é daqueles vagabundinho que a GVT dá de "graça" pra gente. E sim me conecto por DHCP.

Obs: nesse momento Debian / XFCE
Mas ae sempre vem os problemas.
Simplesmente não consigo instalar um arquivo .deb pelo gerenciador de arquivos dando dois click no arquivo deb, como faço facilmente por exemplo usando um Debian / Gnome. Até aí tudo bem, vi que não vem nenhum gerenciador de pacotes instalado. Ae eu vou lá feliz da vida instalo um "apt-install gdebi" ae sim aparece a opção de instalar o .deb por ele. Mas quando clico em instalar ele fecha automaticamente o gdebi e acaba não instalando nada tendo que recorrer ao terminal e depois aquele dpkg -i e depois apt-get -f install

Outra coisa do XFCE também, que não vem com um programa que gerencia programas instalados com facilidade, você tem que recorrer ao synaptic que é extremamente complexo e chato. Nesse ponto o Ubuntu com sua Central de Programas e o OpenSuse com seu Yast dão uma surra.




4. Re: Estou ficando paranoico com essas versões de Linux, me ajudem a escolher definitivamente.

Alexandre Pereira Batista
Battistax

(usa Ubuntu)

Enviado em 28/03/2015 - 19:58h

Boa noite.
Acho pouco provável que alguém aqui vai te dar a solução. Nem se a comunidade inteira dissesse que o Slackware é melhor do que o Ubuntu eu deixaria de usá-lo. Isso porque eu quero algo que simplesmente seja bonito e funcione. Essa tarefa de experimentar e se decidir é só sua. Se realmente existisse uma distro tão fodásticamente superior as outras existiria tantas divergências?



5. Re: Estou ficando paranoico com essas versões de Linux, me ajudem a escolher definitivamente.

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 28/03/2015 - 20:23h

aconselho a ter paciencia e aprender a resolver as oscilações na sua distro favorita, como vc mesmo ja disse que tem. Ficar mudando porque não conseguiu funcionar a que vc gosta é frustrante. Linux eh assim, nenhuma distro melhor que outra, só filosofias diferentes...



6. Re: Estou ficando paranoico com essas versões de Linux, me ajudem a escolher definitivamente.

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 28/03/2015 - 20:32h

Olha, é difícil alguem escolher um linux por vc
é uma responsabilidade grande.
a preferência é muito pessoal, é de cada um.
Eu testei Slackware,ele é muito Unix Like pro meu gosto,mas isso para mim.
eu gosto mais de Sabayon do que de outras distros, mas não é muito fácil trabalhar com ele, para quem não tem prática com ele
Como vc gostou de openSUSE e ja usou Conectiva, eu testaria OpenMandriva e Mageia.
agora se gosta muito de slackware, continue com ele, mexendo vai conseguir configurar e usar.

Sobre o GNOME. Se vc tem placa de rede ATI, não é muito fácil usar GNOME nelas, pelo que ví na net.Mas Não tenho muita prática com GNOME3 e nem com Cinnamon, não gosto, acho os outros ambientes gráficos melhores e mais fáceis
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux,Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


7. Re: Estou ficando paranoico com essas versões de Linux, me ajudem a escolher definitivamente.

Eric
Grinder

(usa Slackware)

Enviado em 28/03/2015 - 20:41h

Battistax escreveu:

Boa noite.
Acho pouco provável que alguém aqui vai te dar a solução. Nem se a comunidade inteira dissesse que o Slackware é melhor do que o Ubuntu eu deixaria de usá-lo. Isso porque eu quero algo que simplesmente seja bonito e funcione. Essa tarefa de experimentar e se decidir é só sua. Se realmente existisse uma distro tão fodásticamente superior as outras existiria tantas divergências?


Ubuntu no geral é quase perfeito.
Realmente tudo funciona, o apt-get dele é perfeito. Um exemplo disso foi quando eu instalei o Wine no Ubuntu e o Wine no Debian. Nos dois funcionaram, mas no Ubuntu com bem mais glamour (atalhos para o menu automaticamente, instalou mais requintes para o Wine) já no Debian teve que apelar pro terminal.
Mas o Ubuntu tem um mal, o gráfico dele não é leve. Outro exemplo é o Google Chrome, quando deixo ele em janela e vou aumentar o tamanho da janela dele leva uns 2 segundos de delay, já nesse momento usando XFCE/Debian isso é feito de forma suave e instântanea.

Mas estou quase optando por um Xubuntu ou Ubuntu Mate.




8. Re: Estou ficando paranoico com essas versões de Linux, me ajudem a escolher definitivamente.

Eric
Grinder

(usa Slackware)

Enviado em 28/03/2015 - 20:43h

wudze escreveu:

aconselho a ter paciencia e aprender a resolver as oscilações na sua distro favorita, como vc mesmo ja disse que tem. Ficar mudando porque não conseguiu funcionar a que vc gosta é frustrante. Linux eh assim, nenhuma distro melhor que outra, só filosofias diferentes...


Pro Slackware eu só volto se eu soubesse a solução de primeira, já perdi de 2 a 3 dias procurando a solução e nenhuma me resolveu.

Mas paciência é um DOM que Deus não me deu :-(




9. Re: Estou ficando paranoico com essas versões de Linux, me ajudem a escolher definitivamente.

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 28/03/2015 - 20:49h

O MATE no Slack fica muito bom, quando instalei o achei mais leve que o próprio Xfce que vem no DVD Oficial.

Pro Slackware eu só volto se eu soubesse a solução de primeira, já perdi de 2 a 3 dias procurando a solução e nenhuma me resolveu.

Mas paciência é um DOM que Deus não me deu :-(


Qual a sua placa de rede/modelo? Se não souber:

sudo update-pciids
lspci | grep -i ethernet


----------------------------------------------------------------------------------
Uma vida não questionada não merece ser vivida - Platão


10. Re: Estou ficando paranoico com essas versões de Linux, me ajudem a escolher definitivamente.

Eric
Grinder

(usa Slackware)

Enviado em 28/03/2015 - 20:55h

albfneto escreveu:

Olha, é difícil alguem escolher um linux por vc
é uma responsabilidade grande.
a preferência é muito pessoal, é de cada um.
Eu testei Slackware,ele é muito Unix Like pro meu gosto,mas isso para mim.
eu gosto mais de Sabayon do que de outras distros, mas não é muito fácil trabalhar com ele, para quem não tem prática com ele
Como vc gostou de openSUSE e ja usou Conectiva, eu testaria OpenMandriva e Mageia.
agora se gosta muito de slackware, continue com ele, mexendo vai conseguir configurar e usar.

Sobre o GNOME. Se vc tem placa de rede ATI, não é muito fácil usar GNOME nelas, pelo que ví na net.Mas Não tenho muita prática com GNOME3 e nem com Cinnamon, não gosto, acho os outros ambientes gráficos melhores e mais fáceis


Quanto a Distro propriamente dita eu não tenho muita preferência e nem dúvida, já que em todas eu consigo fazer o básico, compilar meu kernelzinho atualizado e instalar o driver da Nvidia pelo arquivo disponibilizado pelo site. (.run)
Já que Debian é bom, Ubuntu, Mint são derivados do mesmo, nesse caso tenho uma preferencia pela base.
Slackware praticamente desisti.
OpenSuse ainda vou lutar por ele.

Parando pra pensar acho que estou mais em dúvida mesmo é com o Ambiente Gráfico.

Gnome3 (até passa. bons aplicativos, tudo funciona mas tem um smooth refresh do monitor jogando péssimo).
Gnome Classic (resolve o problema do smooth para jogos porém deixa a desejar a área de trabalho)
KDE (tem coisa demais, até exagerado, fica dificil configurar tudo e deixar realmente do jeito que a gente quer por tanta opções mas tem como deixar bem macio já que o KDE disponibiliza várias formas de renderizar o X)
Cinnamon (me interessei por ele, ele vem com aplicativos bem bacanas e não é tão pesado, mas por não ter ele como opção de instalação no Wheezy e nem no OpenSuse eu acabei desistindo dele)
LXDE (simples demais)
XFCE (rápido, tem como deixar bonitinho, mas essas coisas como citei anteriormente me deixam com um pé atrás, aplicativos básicos de gravar uma iso em pendrive, gerenciador de HD, instalador de .deb não vem junto e é trabalhoso de achar usando um Synaptic por exemplo)
Mate (Pelo pouco que mexi achei uma alternativa talvez melhor que o XFCE, tenho que testar mais, problema que Debian Wheezy não disponibiliza instalação dele pela ISO e o OpenSuse não estou conseguindo usar para poder testar mais o Mate)


11. Re: Estou ficando paranoico com essas versões de Linux, me ajudem a escolher definitivamente.

Eric
Grinder

(usa Slackware)

Enviado em 28/03/2015 - 21:01h

ru4n escreveu:

O MATE no Slack fica muito bom, quando instalei o achei mais leve que o próprio Xfce que vem no DVD Oficial.

Pro Slackware eu só volto se eu soubesse a solução de primeira, já perdi de 2 a 3 dias procurando a solução e nenhuma me resolveu.

Mas paciência é um DOM que Deus não me deu :-(


Qual a sua placa de rede/modelo? Se não souber:

sudo update-pciids
lspci | grep -i ethernet



Eu já tinha citado o modelo mas vou citar novamente, se puder me ajudar :-)

Intel Corporation Ethernet Connection I218-V




12. Pode ser que ajude





Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts