artus.rocha
(usa Arch Linux)
Enviado em 25/02/2009 - 02:22h
Olá galera!
Gostei muito da iniciativa, pelo porte do VOL ela tem tudo para dar certo.
Uma sugestão que posso dar agora, é a criação de uma Distro completamente modular, eu faço isso em casa a bastante tempo, para manter a organização, a partir de distros comuns mesmo.
A ideia que aplico aqui é inspirada nas distros Goblinx e Gobolinux:
* Goblinx que é de certa forma baseado no Slax, é um licecd/usb modular(mas, eu o tenho instalado no meu HD mesmo), ao invés de possuir uma unica imagem compacta do sistema, ele o divide em varios modulos, que são montados ao final do boot ou á medida que forem necessários.
* O Gobolinux, também divide o sistema em partes, mas sem compacta-los, e utiliza um sistema de symlinks para a localização dos executaveis, libs, confs etc... dentro do PATH.
No meu caso, já criei estes modulos (com compactação squashfs) nas distros, Ubuntu, Archlinux e até mesmo carregando alguns modulos feitos no Ubuntu no Arch sem problemas (mas, acho que cada caso é um caso!).
Estou trabalhando em alguns scripts para automatizar o processo de criação destes modulos(por ser muitos simples não tinha feito scripts ainda), mas quero aplicar novos conceitos aos modulos. Como unificar os PATH's, por exemplo, um unico diretório "/bin" com os outros "/bin" e "/sbin's" sendo symlinks apontando para ele, e assim por diante, para facilitar a criação de modulos a partir de pkgbase diferentes.
Eu não estou falando em criar-se um novo padrão de pkg's, mas, sim em organizar o sistema de forma que o torne mais limpo e coeso, facilitando sua administração, deixando a possibilidade de criar estes modulos apartir de um(quem sabe mais de um) sistema pe pkg já existente, com todas as ferramentas e facilidades já desenvolvidas, sem falar da enorme variedade de pkg's existentes.
Acho essa abordagem inovadora, além de ser um exelente motivo para uma nova distro, ela traz inumeras possibilidades.
Bom, mas, acho que já falei d+, por favor deem suas opniões
Obrigado!!!