ricardogroetaers
(usa Linux Mint)
Enviado em 18/11/2016 - 01:41h
Mauriciodez escreveu: .....
por acaso estava usando um dos USB frontais do pc ( o de baixo ) e precisei espetar um pendrive no de cima, deletei um arquivo dele e bola pra frente ... hora depois fui usar o pendrive de novo, espetei ele na USB frontal ( agora na de baixo ) e para minha surpresa os arquivos q eu tinha deletado antes estavam lá ......
..... fiquei bolado com isso e comecei testes .. espetava 1 pendrive na de cima criava um arquivo, espetava na de baixo e não tinha arquivo nenhum .... isso aconteceu com todos os 3 pendrives ....
.... foi aí q lembrei q no windows tem a opção de "remover com segurança" e eu nunca tinha usado ( vale citar q nunca tive problemas no windows por isso ) .... resolvi testar, criei um arquivo, ejetei o pendrive, pluguei na outra USB e ................ caramba, o arquivo tava lá.
.... Nessa situação q q eu fiz ... mesmo teste para todos os pendrives ... NO ERROR
..... Agora eu não sei se isso é um padrão ou é algum Bug, por enquanto os pendrives estão se comportando aos contentos ... vou passar eles por mais testes pra ver de qual é da parada !!!
Regra:
No Linux primeiro desmonte a midia removível (pendrive, cartão de memória), depois ejete (opcional), depois remova fisicamente.
obs: desmontar e ejetar é feito pelo gerenciador de arquivos, não vá ficar digitando mont, umont para isso, estamos em 2016.
Um problema que eu notei nos gerenciadores de partição do Linux (Gparted, Discos) e do Windows e do Dos é que eles não são completamente compatíveis entre sí. Uma partição criada por um programa de particionamento, quando deletada por outro, parece que foi deletada mas não foi. Se pelo outro programa, que deletou a partição, criarmos uma nova no lugar, podemos ter o fenômeno das partições misturadas.
Com isso um sistema operacional enxerga uma partição e outro sistema enxerga outra no mesmo lugar e dependendo da interface (porta) na qual a midia é plugada o mesmo sistema pode enxergar numa porta uma partição e na outra porta outra partição ou as duas ao mesmo tempo ou mesmo nenhuma. É um balaio de gato total.
Tive um problema desse tipo semana passada e foi com um disco rígido depois de usar o programa Discos de um live DVD para excluir algumas partições e criar outras no lugar. Depois disso era simplesmente impossível dar boot no computador pelo DVD do Linux Mint, a máquina travava.
Eu já havia escrito sobre isso em outro tópico mas não consegui achar.
No caso dos pendrives pode-se conseguir bons resultados usando um programa mais poderoso de formatação de pendrives, como por exemplo versões antigas do HP pendrive format (para Windows), mas o que resolve mesmo a questão, em qualquer caso (disco rígido, pendrive, cartão de memória) é um boot por um sistema mono tarefa (Dos) e "clarear" o dispositivo com o programa clearhdd ou Norton Disk Editor (diskedit)
Obs: O clearhdd clareia (preenche com zeros) somente os setores físicos do 1° cilindro do dispositivo, já o diskedit preenche com zeros ou com o que se quiser qualquer setor ou área física do dispositivo.
Boa sorte e boa pesquisa, se descobrir alguma coisa nova, por favor compartilhe conosco.