cizordj
(usa Debian)
Enviado em 08/01/2019 - 08:39h
Ano passado quando eu usava o
manjaro era uma beleza, eles ainda "suportavam" a versão
304 de um driver infeliz, e era tão compatível que eu usava com a interface KDE e não travava nadinha! (Pensa num homem feliz). Ainda me arriscava a ter uns jogos com ele. Daí eles tiraram esse driver dos repositórios e "uparam" a versão do Xorg para a versão um ponto vinte, o que acabou com o meu vídeo e eu tive que mudar de distro. Em resumo, pra mim Manjaro foi uma distro que bombou em 2018 pois além de ser super amigável, é um sistema difícil de "quebrar", eu sinceramente não consegui. É um sistema cujos repositórios estão sempre na última versão e sem falar do AUR que pra mim é uma das melhores coisas que já fizeram. Se você precisa compilar qualquer coisa, não precisa se incomodar, no AUR tem!
O
deepin atrai sim muitos iniciantes, mas quando vejo aquelas dúvidas de "como fazer o Wi-Fi funcionar" me dá uma dor no coração, pois eu sei que é só um problema de kernel e a solução é instalar o kernel do Ubuntu, mas como explicar isso a um usuário iniciante? Ou seja, a distro por dentro é bem problemática e causa uma má impressão para os recém chegados do GNU/Linux. Ou seja,
é uma bilada cino!
Outra distro que também chamou minha atenção foi a
Zorin OS que
por ser baseada no Ubuntu que por sua vez baseado no Debian consegui me virar muito bem! Me senti em casa quando testei-a pela primeira vez, e olha que é uma distro muito bonita, possui uma interface leve (XFCE), nenhuma configuração extra é necessária, suporta os drivers que eu quero, acabamento gráfico equivalente ao do Mac Os, estabilidade, difícil de quebrar e várias outras coisas. A única coisa é o repositório desatualizado que me obrigou a compilar alguns programas, mas fora isso tudo OK!
Solus OS não tenho muito o que dizer, funciona muito bem e tal, mas não gostei de usar o MATE...
É isso, meu resumo de 2018
Edit: Valeu pela correção