RLFontan
(usa elementary OS)
Enviado em 12/07/2018 - 15:08h
Não sou da área da tecnologia, mas vamos lá...caso queira tentar fazer o processo sem ter que formatar: faça um backup de seus arquivos antes de tudo e preserve uma mídia de instalação para o caso de tudo dar errado, uma vez que você é iniciante você pode ficar confuso e não saber se livrar de certa situações problemáticas, daí a utilidade do backup e da mídia de instalação. Eu ao menos tentaria, acho que daria tudo certo, se der errado, aí você formata de um jeito ou de outro.
Eu faria o seguinte, usaria as informações contidas aqui:
https://docs.fedoraproject.org/quick-docs/en-US/switching-desktop-environments.html
Ou seja, meteria um
dnf install no grupo que eu quisesse adicionar e um
dnf remove no que eu quisesse tirar, conforme as instruções passadas nesse documento.
Agora
ATENÇÃO eu tomaria o cuidado de fazer tudo fora do Ambiente Gráfico, parece meio doido remover um pacote o qual você está usando não? Acho que no mínimo um bug eu poderia enfrentar, desse modo, eu antes de tudo rodaria o comando a seguir para, ao reiniciar o computador, o Fedora não iniciar o ambiente gráfico:
systemctl set-default multi-user.target
Depois de um reboot (reiniciamento) você estaria na tela preta do Fedora, e não mais no seu ambiente gráfico, e é a partir daí que você poderia fazer toda a respeito dos ambientes gráficos sem estar dentro dele.
Depois de feito todas as operações de instalação e remoção, eu usaria o seguinte comando para voltar ao runlevel normal do ambiente ambiente gráfico:
systemctl set-default graphical.target
reboot
E pronto. Afinal de contas, se nossa distro tem um gerenciador de pacotes poderoso, porque não se divertir com ele e aproveitar para resolver nossos problemas certo?
kkkkk, vá lá brother! Tome todos os cuidados e faça tudo por sua própria conta e risco!
Não duvido nada que um probleminha ou outro apareça, que você tenha que ficar atento com certos pacotes, ou adicionar depois alguns pacotes que foram removidos e você não queria que fossem removidos e tal. Há quem critique a prática que acabei de te passar dizendo que a instalação limpa evitaria uma bagunça com as bibliotecas do sistema... enfim. Faça o que tiver de fazer por sua própria conta e risco!