removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 22/06/2015 - 15:42h
wellington_r escreveu:
E eles são intercambiáveis (i.e, o pacote que eu instalar/remover em um será "logado" no outro)?
Não completamente. Tanto o apt-get como o aptitude guardam os seus próprios históricos de instalações de pacotes. Por isso é recomendado usar apenas um dos dois para o gerenciamento dos pacotes.
Por exemplo, vc instala o pacote A pelo apt-get, este vai instalar as dependências de A e marcá-las como "instalação automática" no no arquivo de histórico (
var/log/apt/history.log). O apt-get usa este arquivo para definir os pacotes que serão autoremovidos em caso da desinstalação do pacote inicial A. No caso, os pacotes de dependência de A podem ser marcados como "instalação manual" se outro pacote B for instalado e tiver dependências compartilhadas com A, entendeu!? Se vc, então ficar usando o aptitude e o apt-get alternadamente pode haver confusão em relação ao histórico de cada gerenciador.
$ man apt-get
DESCRIçãO
apt-get é a ferramenta de linha de comandos para lidar com pacotes, e pode ser considerada o "back-end" dos utilizadores para outras ferramentas que usam a biblioteca APT. Existem várias interfaces "front-end" como o aptitude(8), synaptic(8) e wajig(1).
No geral, o funcionamento dos dois é bem parecido. A diferença mais marcante do
aptitude é que ele dá opções automáticas para solucionar conflitos eventuais na hora de instalar/remover pacotes, enquanto o apt-get não te dá opção nenhuma, tendo o usuário que solucionar os conflitos de dependências por sua própria conta.
wellington_r escreveu:
Mas também me pôs uma dúvida. Qual é melhor: apt-get ou aptitude?
O melhor é aquele que você conhece e sabe comandar!!! Embora o aptitude como eu disse apresente opções para solucionar problemas, se você não tem noção do que está fazendo, vai acabar escolhendo a opção errada e quebrar o sistema.
Eu particularmente, prefiro usar o apt-get por costume mesmo (comecei a usar Linux pelo Ubuntu, então...). Mas, as vezes uso o aptitude quando tem algo que o apt-get não faz automaticamente.