marvsc
(usa Slackware)
Enviado em 30/12/2011 - 01:51h
Boa noite amigos,
Utilizo o Slackware 13.37 64 bits instalado que é uma distribuição puramente 64 bits. Conheço pouco o Debian e nada de Ubuntu. Até onde eu sei (posso estar errado), todas as distribuições ditas 64 bits são puramente 64 bits, mas assustei quando resolvi instalar o skype no meu Slackware.
Eu não tinha a intenção de instalar pacotes multilib, então procurei por versões 64 bits do skype. No site do skype tem essas versões para Debian e Ubuntu. Como não tinha outro jeito, resolvi baixar o pacote *.deb do skype pra Debian, desmontar esse pacote e montar um pacote *.tgz pra instalar.
Aí que vem o grande problema! Preparei tudo e antes de montar o pacote tgz, resolvi conferir alguns arquivos e links dinâmicos. Quando dei um ldd no executável do skype, foi retornada a mensagem de que não é um executável dinâmico. Achei estranho, então utilizei o comando file pra ver do que se trata aquele arquivo. Foi aí q veio o meu susto:
root@hades:/usr/local/src/skype/tmp/usr/bin# file skype
skype: ELF 32-bit LSB executable, Intel 80386, version 1 (SYSV), dynamically linked (uses shared libs), stripped
Se trata de um executável dinâmico, mas de 32 bits. Repeti o processo com o pacote *.deb do Ubuntu e deu na mesma! Lembrando que baixei os respectivos pacotes para 64 bits (conforme o site do skype).
Neste caso, minha dúvida é: o pessoal do site do skype ta viajando na maionese e colocou pacotes 32 bits no lugar dos 64 bits ou Debian 5 64 bits e Ubuntu 10.4 64 bits são naturalmente multilib?