Skype

1. Skype

Marcus Vinícius dos Santos Chaves
marvsc

(usa Slackware)

Enviado em 30/12/2011 - 01:51h

Boa noite amigos,

Utilizo o Slackware 13.37 64 bits instalado que é uma distribuição puramente 64 bits. Conheço pouco o Debian e nada de Ubuntu. Até onde eu sei (posso estar errado), todas as distribuições ditas 64 bits são puramente 64 bits, mas assustei quando resolvi instalar o skype no meu Slackware.

Eu não tinha a intenção de instalar pacotes multilib, então procurei por versões 64 bits do skype. No site do skype tem essas versões para Debian e Ubuntu. Como não tinha outro jeito, resolvi baixar o pacote *.deb do skype pra Debian, desmontar esse pacote e montar um pacote *.tgz pra instalar.

Aí que vem o grande problema! Preparei tudo e antes de montar o pacote tgz, resolvi conferir alguns arquivos e links dinâmicos. Quando dei um ldd no executável do skype, foi retornada a mensagem de que não é um executável dinâmico. Achei estranho, então utilizei o comando file pra ver do que se trata aquele arquivo. Foi aí q veio o meu susto:

root@hades:/usr/local/src/skype/tmp/usr/bin# file skype
skype: ELF 32-bit LSB executable, Intel 80386, version 1 (SYSV), dynamically linked (uses shared libs), stripped

Se trata de um executável dinâmico, mas de 32 bits. Repeti o processo com o pacote *.deb do Ubuntu e deu na mesma! Lembrando que baixei os respectivos pacotes para 64 bits (conforme o site do skype).

Neste caso, minha dúvida é: o pessoal do site do skype ta viajando na maionese e colocou pacotes 32 bits no lugar dos 64 bits ou Debian 5 64 bits e Ubuntu 10.4 64 bits são naturalmente multilib?


  


2. Re: Skype

Elder Marco
eldermarco

(usa Fedora)

Enviado em 30/12/2011 - 22:28h

Propaganda enganosa! rsrs. Somente existe o Skype de 32 bits até onde sei. Isso quer dizer que você precisará das dependencias de 32 bits para poder executá-lo no sistema de 64 bits. O Slackware tem ele no SlackBuilds:

http://slackbuilds.org/repository/13.37/network/skype/




3. Re: Skype

Marcus Vinícius dos Santos Chaves
marvsc

(usa Slackware)

Enviado em 30/12/2011 - 23:06h

Aí que ta, meu caro!

Eu realmente não pretendo instalar pacotes multilib. Acho que a melhor opção é esperar sair um skype que seja realmente 64 bits. Mesmo assim, ainda fico com uma grande dúvida: Debian 5 64 bits e Ubuntu 10.4 64 bits são multilib por natureza?


4. Re: Skype

Elder Marco
eldermarco

(usa Fedora)

Enviado em 31/12/2011 - 10:22h

Não acredito que deverá sair uma versão 64 bits para o skype tão cedo. Isso sem contar que o Skype agora é da microsoft. Mas não vejo problemas em adicionar as bibliotecas de 32 bits também no sistema. Só vai ocupar alguns megas a mais no espaço.

Quanto ao Debian e Ubuntu, não sou usuário dessas distros, mas creio que se pode instalar pacotes multilib sem grandes problemas. Mas se não quiser, ficam apenas os de 64 bits (e sem skype).


5. Re: Skype

Marcus Vinícius dos Santos Chaves
marvsc

(usa Slackware)

Enviado em 31/12/2011 - 13:27h

Hum! Eu não sabia que o Skype é da Microsoft.

Bem, eu não sei exatamente como funciona os pacotes multilib, mas eu acredito que eles emulam o executável para 64 bits. Se for isso mesmo, gera perda de desempenho (o que eu não quero). Eu vou ler mais sobre isso pra decidir melhor se vou instalar ou não.

Muito obrigado pela ajuda! :D






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts