kwazza
(usa Debian)
Enviado em 10/02/2014 - 23:41h
http://vivaolinux.com.br/topico/Debian/Instalar-Debian-num-notebook-com-EFI
Tudo começou quando eu finalmente parei de preguiça e fui tentar instalar o Debian no meu notebook.
Na realidade eu não segui exatamente o que um dos usuários que respondeu propôs. O que eu fiz foi seguir o que está escrito aqui:
http://adrenaline.uol.com.br/forum/notebooks/476367-review-lenovo-s400.html
Configurei a BIOS EFI como está escrito e coloquei o meu pendrive para instalar o Debian normalmente (OBS: eu havia criado uma partição para ele antes). Só que houveram alguns probleminhas: Alguma
[*****] tinha acontecido com o roteador wi-fi daqui de casa e o instalador não terminou de baixar os pacotes, e eu continuei a instalação assim mesmo. Depois eu vi que falta um driver proprietário com um nome críptico que parecia ser de alguma placa de rede.
Depois eu reiniciei e fui dar o primeiro boot e nada do painel do XFCE! Só um terminal de texto! Pensei que isso havia acontecido por causa do incidente com o donwload de pacotes. A primeira coisa que eu fiz foi dar um apt-get pra tentar instalar o XFCE 4, e nada! Dizia que o nome de repositório não podia ser resolvido e o apt pedia pra eu inserir um cdrom com os pacotes. Dei um ifconfig pra ver se tinha conexão, e nada! Só o localhost constava.
Depois disso eu desisti, desliguei o Debian, mudei as configurações da BIOS para dar prioridade ao EFI e consegui bootar no Windows 8 (lembrando que o GRUB 2 não conseguia dar boot no Windows), e no Windows simplesmente formatei e realoquei todas as partições Linux (talvez o meu maior erro) e as refiz para tentar de novo, rebootei, reconfigurei a BIOS para tentar instalar o Debian, dessa vez com tudo no lugar e rebootei denovo...
E, no boot, o textinho de boas vindas do GRUB e mais nada! Ele diz "no such partition" e me entrega um prompt (grub rescue>) onde tudo o que eu digito é unknow command. A causa disso é óbvia: Quando eu formatei as partições Linux, deletei os arquivos de configuração do GRUB e por isso ele quebrou. E como a BIOS começa a ler tudo da MBR, não de algum outro lugar da qual o Bootloader do Windows começa, eu não consigo carregar sistema nenhum!
Eu também não consigo acessar a BIOS: Não importa o quão rápido eu aperte o atalho de teclado, a BIOS não aparece! O GRUB 2 parece carregar tão rápido que já nem é mais possível acessar a BIOS.
E agora? Como sair disso? Lembrando que:
-- Os arquivos de configuração do GRUB sumiram e o Linux inexiste no meu HD.
-- Eu não tenho acesso a BIOS, ou pelo menos não consigo acessar.
-- Eu não faço a mínima ideia de que comandos eu posso digitar no grub.