removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 07/07/2006 - 12:45h
Olá a todos, boa tarde.
Estou a quase dois meses tentando fazer o meu modem PCI Motorola SM56 funcionar, porem não estou conseguindo. Já recorri a diversos Fóruns e listas de discussões. Em um deles, cheguei a ler que não existe suporte para esse modem no GNU/Linux, já em outro local, vi que existe sim suporte, porem somente no Kernel 2.4.5 (posteriormente descobri que existe uma configuração para poder habilitar também em versões até o Kernel 2.4.20). Porem, eu comprei um Desktop PC que veio com Mandriva Discovery/lx 2006 (Kernel 2.6.12 e XORG-X11 6.9) e ele tem suporte normal para esse modem, porem, por questões de preferência, substitui o Mandriva e gostaria de ter o mesmo suporte na distribuição que estou utilizando (valendo-me do fato de ambos serem distribuições GNU/Linux).
No site oficial do fabricante (http://www.motorola.com/softmodem/driver.htm) descobri que somente existe um driver com suporte ao kernel 2.6 (2.6.3 para ser exato), porem esse driver está em formato pacote “.rpm” que até onde sei é nativo de distribuições baseadas em Red Hat.
Minha duvida é a seguinte:
Alguém sabe como fazer esse pacote funcionar em distribuições baseadas em Debian?
Se sim, alguém poderia me ajudar no processo de instalação?
Chegaram a recomendar, que eu adquira um outro modem que seja mais compatível. Não sei se alguém vai concordar comigo, mas ao meu ver é estranho ter de adquirir outro modem somente para utilizar uma distribuição (que por sinal, atualmente tenho considerado a mais indicada para usuários iniciantes), quando outra distribuição GNU/Linux (no caso o Mandriva) e também o Windows XP, tem esse suporte para a instalação, configuração e uso, do mencionado modem da Motorola.
Obs.: Utilizo uma distribuição baseada em Debian, Kurumin e Ubuntu, com Kernel 2.6.13 e meu HD é SATA (e por esse motivo o dual boot com Kernel 2.4.5 do projeto Messias não atende minhas necessidades). Preciso ressaltar que o problema aqui não é uma questão financeira, pois eu poderia adquirir outro modem sem problemas (desde que o modem que utilizo atualmente não seja eficiente, o que não é o caso). Mas se para cada Hardware que não tenha suporte nativo no Linux, existir a necessidade de troca por um que tenha, as pessoas (ao meu ver) vão deixar de achar o GNU/Linux uma opção funcional ao software proprietário.
Qualquer informação, que alguém possa me passar, será muito bem vinda.
Desde já,
Muito grato.