tiago4171
(usa Arch Linux)
Enviado em 16/01/2017 - 09:14h
O amigo acima respondeu todas as dúvidas, eu vim apenas dar minha opinião.
Usei Debian por bastante tempo tipo 2 anos, e não tive problema algum. Mas demorei um pouco para pegar o jeito das coisa, pois lá não tem ppa por exemplo, o que pode complicar um pouco as coisas.
Um bom tempo depois aprendi como se pega os .deb das ppa's sem precisar adicionar. Mas já vou avisando, se está acostumado a usar o Ubuntu apenas no modo gráfico vai sofrer um pouco, pois até mesmo os drivers de vídeo são instalados manualmente pelo terminal
O Debian preza pela estabilidade, então pacotes como Libre Office que já existem nos repositórios oficiais estarão em uma versão um pouco mais antiga e isso vale para praticamente todos os pacotes dos repositórios do Debian.
Se estiver com medo de migar, faça um teste. Crie uma partição de 40GB, e instale o Debian nela e vá testando o que você precisa e configurando-o devagar quando você ver que roda tudo aí poderá migrar tranquilamente.
Outra coisa, se estiver mesmo querendo migrar de vez aconselho olhar o Duzeru
=>>
http://duzeru.org/
É uma distro baseada no Debian estável, porém vem cheio de coisas que facilitam o uso. Então para não tomar um "soco" muito forte, pode tentar se acostumar com Duzeru e depois ir para o Debian puro mesmo. Semelhante ao que o pessoal indica quando as pessoas querem migrar pro Arch Linux, indicam o Manjaro e se a pessoa realmente gostar vai pro Arch puro.
Porque saí do Debian e estou numa Ubuntu based?
Dependo de ppa's, pois dou manutenção em computadores e meu tempo é escasso e apesar de gostar de extrema estabilidade não tenho muito tempo para dar manutenção no Debian. Então...
Enfim, esta foi minha experiência/opinião. Espero que tenha sido útil