leoCCB
(usa Slackware)
Enviado em 25/07/2020 - 14:06h
davidsilva23 escreveu:
Oi, gente. Boa tarde. Ao ligar meu notebook apareceu a seguinte mensagem:
You are in emergency mode. After loggin in, type ''journalctl -xb'' to view system logs, ''systemctl reboot'' to reboot, ''systemctl default'' to try again to boot into default mode.
Forneça a senha para manutenção
(oou pressione Control-D para continuar):
Como ainda não tenho conhecimento suficiente para entender o que aconteceu, tentei as opções: ''systemctl reboot'' to reboot, ''systemctl default'', mas não resolveu.
Depois tentei ''journalctl -xb'', mas não sei seguir a diante.
Estou com Debian Buster e está não é a primeira vez que acontece isso. Na primeira, acabei reinstalando o sistema operacional do zero. Perdi muitos arquivos importantes.
Como voltou a acontecer, não quero ter que realizar outra vez a reinstalação do Debian, então por favor, alguém poderia me orientar numa solução para este tipo de problema.
Desde já muito obrigado.
Olha, eu fiz o seguinte: Particionei meu hd, deixando um espaço para meus documentos e outro para instalar as distros. Assim, quando tenho que formatar para instalar outra distro ou porque deu pau , não perco os documentos na outra partição. Seria uma boa ideia ter algumas partições. Meu hd tem umas 9 partições. Sempre uso duas distros e estudo uma, (agora tenho debian, ubuntu e sabayon, sendo esse último para estudar a distro), e mais 3 partições para documentos (uma partição muito grande demora muito para procurar setores defeituosos, etc). A questão do sua pergunta: Se você entrar como default, vai entra no modo texto porém como usuário comum. Aí para entrar no modo X vc dá um
$start
e aperta a tecla tab para autocompletar. Deverá aparecer startx, startkde, start(alguma coisa), dependendo do seu gerenciador de janela. e vc vai tentando uma delas pra ver o que dá.
O ideal é você seguir a dica do amigo aí e tentar recuperar o sistema com os comandos que ele passou. Se aparecer o # na frente, você está em modo root e pode fazer alterações. Se aparecer o $ você está como usuário comum e precisa usar o sudo antes dos comandos. Boa sorte.