defer
(usa Slackware)
Enviado em 06/03/2015 - 17:57h
PauloHAC escreveu:
Que pena!!! Já tá completando mais ou menos um ano que eu uso o #! como minha distro principal e posso dizer, sem sombra de dúvidas, é a melhor distro baseada no Debian. Chega a ser até melhor que o próprio Debian puro. E olha que eu tentei montar o Debian puro do mesmo jeito que o #! e não funcionou tão perfeitamente como o próprio #!.
Por um lado, fico triste em ter que migrar para outra distro, pois eu adoro o CrunchBang. Mas no fundo mesmo, eu acho que esse excesso de distros Linux é algo ruim e mais atrapalha do que ajuda. Se todos os desenvolvedores e entusiastas se concentrassem em "no máximo" 10 distros, o Linux seria muito melhor, mais compatível, melhor suporte, menos gambiarras, etc.
Em fim, o mundo continua girando!!!! :(
Triste por mais uma boa distro desaparecendo, apesar de parecer que ele se uniu com uma equipe para um novo projeto, pelo menos é o que está no site.
Por parte concordo com você Paulo, se os principais desenvolvedores de juntassem para projetar uma gama menor porém melhor de distros, o mundo Linux seria mais descomplicado, porém, veja só:
Quando você pega como exemplo um usuário iniciante de Linux, que conheça basicamente sobre Distros e Interfaces, ele provavelmente te dará como exemplo Linux Debian, Ubuntu, com muita sorte o Slackware, e o Linux Educacional. São distros comuns no Brasil dentre os usuários que usam pouco linux, e só são conhecidas por serem as mais usadas, e são estas também que tem maior compatibilidade com maioria dos Hardwares hoje em dia, "afinal se o Debian não funciona, por que não tentar o Ubuntu?", pois este usuário iniciante só precisa do básico, precisa do que ele já havia no Windows.
Mas agora pegue como exemplo um usuário experiente, como um programador iniciante que gostaria de uma distro que é a sua cara e atenda necessidades especializadas, ele vai te citar todas as alternativas anteriores e ainda vai citar outras como openSUSE, CentOS, CRUNCHBANG, e etc. E provavelmente, ele vai ter na mente, como muitos de nós, a ideia de criar sua propria distro, seja baseada em alguma outra, seja criada do zero como o Puppy Linux. Como Linux é GNU, ele poderá fazer isso sem ter que se preocupar com direitos e tal, e sem se preocupar com quebrar nenhum protocolo de segurança, por que a maior atração do Linux é ter o codigo aberto. Te garanto que foi assim que surgiu o CrunchBang, um projeto pessoal que fez sucesso dentre alguns usuários, e foi lançado ao publico.
O que quero dizer com isso tudo é que:
A grande gama de distros pode ser considerada um problema mas uma ajuda também. Se você é usuario iniciante e não sabe qual das varias distros usar, usa uma de base, Debian, Ubuntu, Gentoo. Mas se é um SU de linux, e quer um pouco mais do que as de raiz podem oferecer, vc tem uma super gama de distros para baixar, tendo apenas que pesquisar qual distro atende melhor sua necessidade.
Não sei, é tudo questão de opinião.
Mas enfim, estamos de luto pelo fim de mais uma boa distro embora os links ainda estão la para quem quiser aproveitar essa distro.