Estudo e imaginação [RESOLVIDO]

1. Estudo e imaginação [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 17/04/2011 - 18:44h

Você concorda que:

Quem tem muito estudo tem muita imaginação?


  


2. MELHOR RESPOSTA

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 17/04/2011 - 19:51h

Mas é uma boa questão a pensar.

Se uma pessoa tem bastante estudo, não teria mais elementos para desenvolver sua imaginação?
Por exemplo, como desenvolver mentalmente uma nova peça de automóvel, uma ferramenta, ou uma casa sem o devido estudo? Como elaborar mentalmente os elementos sem os conhecimentos relativos a cada disciplina?

A imaginação plena precisa de estudo para o desenvolvimento prático, para a pré-criação de algo antes de por em prática.
Imagino Oscar Niemeyer com todo seu poder criativo mas sem nenhum estudo para disciplinar sua poderosa imaginação.

3. Re: Estudo e imaginação [RESOLVIDO]

fabricio erdmann
fabricio.er

(usa Debian)

Enviado em 17/04/2011 - 19:07h

não diria isso, porem diria que uma pessoa com mais conhecimento tem maior base para desenvolver as ideias mas apenas o conhecimento não irá fazer uma pessoa virar imaginativa


4. Re: Estudo e imaginação [RESOLVIDO]

groki
Stinky_F00t

(usa Crunchbang)

Enviado em 17/04/2011 - 19:08h

Não, na verdade uma coisa tem pouco a ver com a outra.


5. Re: Estudo e imaginação [RESOLVIDO]

groki
Stinky_F00t

(usa Crunchbang)

Enviado em 17/04/2011 - 20:14h

Acho que não Izäias, só acho que a imaginação das pessoas que têm estudo pode ser melhor direcionada, mas quantitativamente os elementos dispostos à imaginação de um P.H.D e de um reles mortal são praticamente os mesmos, o mundo é um livro aberto.


6. Re: Estudo e imaginação [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 17/04/2011 - 20:23h

Não sei.......Uma pessoa com mais estudos por consequência tem mais sinapses, além de ter uma imaginação mais clara, pode desenvolvê-la a níveis tridimencionais. Mas sem estudo/leitura para a descoberta dessa capacidade.........



7. Re: Estudo e imaginação [RESOLVIDO]

groki
Stinky_F00t

(usa Crunchbang)

Enviado em 17/04/2011 - 20:37h

Acho que a questão é mais inata mesmo, biológica. Não que a maneira com a qual o indivíduo se relaciona com o mundo não influencie, claro... Mas no campo da imaginação acredito que o que impera são as faculdades do cérebro que independem muito do "ser consciente".

_________________________________________________________________________________________________________________________

Não me interpretem mal, não defendo a existência do inconsciente, por mais que minha fala dê a entender isso tentem interpretar essas faculdades misteriosas como puramente biológicas.


8. Re: Estudo e imaginação [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 17/04/2011 - 20:43h

Também defendo a existência do inconsciente, com certeza.
Mas entendo onde quer chegar, não farei confusão entre a imaginação inata e a que foi desenvolvida.

Com relação ao tópico, creio ter razão. Quem tem estudo tem mais imaginação ou pelo menos mais apurada. Talvez o termo 'mais' ou 'muita' não seja adequado para qualificar, mas entendemos onde o autor do tópico quer chegar.


9. Re: Estudo e imaginação [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 17/04/2011 - 21:00h

Existe de tudo um pouco.
Gente com pouco estudo e muita imaginação, gente com muito estudo e nenhuma imaginação, e todas as variantes possíveis.

Sempre cito como exemplo o Alberto Santos Dumont, o único da família que NÃO era engenheiro e que foi o único inventor entre eles, sendo o único que foi lembrado por algum feito significativo.

Dois bons exemplos também são o Silvio Santos e o Samuel Klein, onde a intuição e o bom senso suplantaram uma escolaridade menos apurada, digamos assim. Ou o camelô David que hoje em dia dá palestras para empresários detentores de MBAs.

Essas são exceções à regra. O ideal seria unir a intuição a um bom preparo acadêmico.

Isso me lembra a historinha do cara que foi o pior aluno de matemática de todo o país, e que no entanto ficou riquíssimo. Ele comprava alguma coisa por 20 e vendia por 40; Comprava por 100 e vendia por 200. E "com essa margem de 20 por cento" ele construiu a sua riqueza...


10. Re: Estudo e imaginação [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 17/04/2011 - 21:08h

Concordo.
E tem mais, uma pessoa que foi alfabetizada ou instruída não significa necessariamente que seja inteligente ou não.
Mas uma coisa que talvez seja inerente à outra é a dupla 'Inteligência<->Imaginação'. Acho que estas capacidades não vivem uma sem outra.


11. Re: Estudo e imaginação [RESOLVIDO]

Elder Marco
eldermarco

(usa Fedora)

Enviado em 17/04/2011 - 21:16h

Creio que seja necessário aí definir melhor o que se quer dizer com imaginação. Se diz respeito a capacidade de criação, então seria melhor definí-lo através de sua área de atuação e, portanto, teria uma imaginação mais apurada do que o restante que não tem nenhum estudo. Mas entre eles mesmo, existem aqueles que são mais criativos e aqueles que são menos criativos. Em outras área da sua vida, ele pode ou não ser criativo, dependendo disso ser ou não um hobby para o mesmo e o quanto pratica esse hobby. Não vejo muito sentido em definir essa questão de imaginação de uma maneira tão geral assim.

Existem pessos, no entanto, que mesmo não tendo qualquer curso superior, tem uma grande criatividade no que diz respeito a capacidade de comunicação, de negociação e articulação dos recursos que possui. Há coisas na vida que são extremamente relavantes e não se aprende na Universidade ou simplesmente não é algo que se possa ensinar. Nisso, há coisas também que são inerentes a personalidade e ao jeito de fazer ao mesmo tempo dá a pessoa uma vantagem muito boa em relações aos outros que não a possuem. Por vezes, essas vantagens são mais fundamentais do que uma formação em alguma área em si. Quando não o é, a pessoa não irá se destacar por isso e então se faz necessária uma formação adequada na área em questão.


12. Re: Estudo e imaginação [RESOLVIDO]

anna kamilla
annakamilla

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 17/04/2011 - 22:15h

olha eu discordo. to tendo que estudar bastante e, sempre gostei de estudar, só que não tenho imaginação aguçada, quando eu era criança eu tinha muita imaginação.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts