stremer
(usa Arch Linux)
Enviado em 26/11/2008 - 13:47h
para que isso?
1 - Duvido que este artigo seja real.... e ainda parece ser de 2001... se o bill gates dizia que parou de usar windows a 3 anos então ele parou no 98... ja se passaram mtos anos e vimos que não é bem assim.
2 - O artigo fala, e o windows xp (pois era de pouco antes do lançamento do mesmo). Todos sabemos que o xp foi um sucesso e hj é mais de 70% dos computadores pessoais. Volto ao fato das pessoas que só querem usar o computador.
Ai te pergunto. Se o cara quer usar windows, deixa ele usar, é indiferente. Se o cara acha a melhor maravilha do mundo deixa ele achar, discutir não vai levar a nada...
Esqueça um pouco os hardwares embarcados e servidores, vamos focar no desktop de PCs, nos usuários comuns... O que o linux faz para um usuário comum que o windows não faz???
No meu caso só consigo citar 3 motivos "concretos e fortes" por utilizar linux e digo, todos a eles cabem a mim que sou um hobbista da informática e um profissional de TI.
1) Personalização, no linux eu sei o que esta rodando, personalizo o que quiser, recompilo o kernel, é um SO ao meu modo com minha cara... pro usuário comum isso é indiferente, mudar um thema do windows xp e usar um monte de tralha para efeitos graficos tipo o compiz no windows para ele ja é suficiente. Ele mal sabe o que é um codigo fonte quanto mais recompilar um kernel. Para o usuário comum a personalização que eu exigo não é nada demais para ele.
2) Software livre. No mundo em que vivemos, tudo é pirata. Uma pessoa que não tem nem ideia do trabalho de se fazer um software e da importancia do software livre, vai piratear tudo e continuar no windows piratão. Para ele tanto faz o código ser aberto, fechado, livre, etc Ele fica com o windows mesmo pelo fato de ter mais programas faceis e compativeis pois mesmo os programas livres do linux tem uma versão para o windows.
3) Segurança. Talvez esse seja o aspecto que tenha atraido mais usuários linux, pelo fato do controle de permissões dificultar a entrada de virus e pelo fato de poucos usuários linux não existir tantos virus... mas se o usuário é burro ele pode ferrar qualquer sistema. Um usuário mais experiente dificilmente pega virus mesmo no windows... e mtas vezes de que adianta uma internet mais segura se o site X, Y , Z do usuário só roda no IE e ele tem um trabalho danado para rodar no linux. O usuário não ta nem ai que a culpa é do desenvolvedor do site.
Argumentos como estabilidade são ridiculos e só eram validos até a epoca do windows 98, talvez um pouco do NT. A partir do windows 2000 o windows é tão estavel quanto o linux para desktop. Ambos dificilmente travam e as tarefas mais comuns que o linux costuma ganhar do windows (como gerenciamento de arquivos e rede por ex), são também indiferentes para um usuário comum.
O linux é mto bom para profissionais de TI e quem gosta de total controle de sua maquina (vulga hobbistas de informática), ou seja muito BOM PARA EU, mas nem tanto para a grande massa.
Um outro ponto contra o linux são os usuários deste tipo de sistema que muitas vezes o usam simplesmente por se sentirem superiores de usar um sistema diferente. Ja vi cada cara falar que foi pro linux pois já tinha esgotado todo seu conhecimento no windows. Esse mesmo cara não tem nem idéia do que é a API WIN32 e como se escreve um aplicativo para windows... Estes mesmos usuários criticam distribuições que facilitam a vida do usuário como Ubuntu por ex, pois se acham elite por digitar uma penca de comando mesmo na maior parte das vezes nem saber oque estão fazendo, só copiando e colando de um tutorial. Estes mesmos usuários migram pra BSD pois o Linux cansou por ter mto usuário, depois vão pro solaris e no final das contas não abrem mão do seu windows no dual boot que na verdade é o sistema principal do seu computador.
Resumo: Se x ou y usa ou não usa tanto faz. As pessoas precisam de motivos para usar sistema X ou Y e ver suas necessidades. Se Bill gates falou ou não isso é indiferente pro cara que fala que windows é bom e linux uma MERD*!