eslih
(usa Debian)
Enviado em 30/01/2015 - 18:30h
Olá,
Até certo ponto, sim é possível.
Caso seja um número fixo, há diversos sites que listam ranges de números e quem é seus proprietários (isto são informações publicas, estes sites não são criminosos, muito menos divulgam algo privado/proibido), porém eles não tem aval das operadoras e, podem estar desatualizados (nem sempre confiáveis).
Caso seja celular é difícil saber a operadora (devido a portabilidade numérica) e, diferente dos fixos, não há uma lista telefônica de números de celular. O acesso aos dados de portabilidade é pago (e caro) além de ser restrito a empresas (basicamente uma tabela que faz referencia entre o numero de celular e a operadora a qual ele migrou, além da operadora original).
Seu numero pode estar em algum sistema de ligação automática (com mensagem gravada por exemplo).
Se seu problema é a pertubação causada, existe serviços que bloqueiam seu numero para empresas de telemarketing (veja o site do procon do seu estado), no meu caso, há:
https://www.procon.sp.gov.br/BloqueioTelef/
Basta um cadastro com email, senha e CPF, você cadastra até 4 números em sua posse (fixos e celulares), e pelas regras estabelecidas pelo órgão regulador, as empresas não deverão te importunar.
No caso dos celulares, você pode mandar um SMS com a palavra "SAIR" para um número especifico e, na teoria, não receberá mais propagandas: 888 -> Claro; 55555 -> Oi; 4112 -> Tim; 457 -> Vivo.
Claro, nenhuma das ações acima te livram das muitas (e põe MUITAS nisso) operadoras piratas e telemarketing piratas.
No caso de receber um SMS pirata, basta encaminhá-lo gratuitamente para 7726 (qualquer operadora), fazendo assim uma denuncia (acredite, isto causa muito prejuízo as operadoras, e ao receber as denuncias, elas levantam relatórios e desligam estes números, já que quase 100% das vezes são habilitados com CPF falso, além desta atividade se enquadrar em outros crimes).
No caso de ligações, há também formas de denunciar um numero de telefone caso esteja sendo importunado. Porém, veja qual o tipo de ligação está recebendo, pois daí pode-se além de formalizar uma denúncia com a operadora, isto pode ir para a esfera jurídica (fazendo boletim de ocorrência e em alguns casos, indo a processo). Como por exemplo trotes... Como já disse, você pode descobrir de onde vem sozinho, mas é ao descobrir, o que fazer? Dependendo, você irá perder a razão (aí o jogo vira contra você).
Você pode usar também (caso seu telefone seja um smartphone), um App para bloquear as ligações de determinados números, como por exemplo o app free "Phone Block".