paulo1205
(usa Ubuntu)
Enviado em 11/07/2014 - 13:52h
Citando o que diz a Wikipedia:
The main drawback of the GObject framework is its verbosity. Large amounts of boilerplate code, such as manual definitions of type casting macros and obscure type registration incantations, are necessary to create a new class. The GObject Builder, or GOB2, is a tool that attempts to remedy this problem by offering a template syntax reminiscent of Java. Code written using GOB2 is pre-processed into vanilla C code prior to compilation. Another compiler-to-C for the GObject type system is Vala, which uses a C#-style syntax.
Ou seja: se você quiser fazer em C puro (que, na verdade, de puro não tem muito, uma vez que o uso excessivo de macros acaba criando quase uma linguagem nova), vai ter que escrever código à beça, e ainda terá de aprender essa montanha de macros e o sistema de tipos auxiliares que as acompanha. Se não quiser ter essa trabalheira, vai ter de usar alguma coisa Java-like ou C#-like, que também não é C puro e demanda o aprendizado dessas novas linguagens, que se parecem menos com C do que a própria C++.
Voltando, um pouco, a minha última postagem, quero só fazer um esclarecimento: quando eu disse "coisa de xiita", não estava falando de você, mas do pessoal do projeto GNOME e/ou GTK, que prefere reinventar em C o que já se fazia (e melhor!) em C++ ou Java, do que dar o braço a torcer e usar uma linguagem diferente da que é seu objeto de culto (tal como uma dessas duas), e, no final das contas, acaba, como decorrência inexorável do seu fanatismo, caindo na heresia de criar não apenas uma, mas várias linguagens novas.