paulo1205
(usa Ubuntu)
Enviado em 28/05/2013 - 05:35h
Não é problema nem da distribuição nem do compilador. O problema é a forma como o ambiente de desenvolvimento está lidando com espaços nos nomes dos arquivos.
Que se note: do ponto de vista do SO, apenas dois caracteres não são válidos em nomes de arquivos: a barra ("/"), por ser usada para separar diretórios, e o byte nulo, que é usado internamente no UNIX para delimitar o nome do arquivo. Contudo, alguns caracteres, como espaço, tabulação e quebras de linhas, que são usados como separadores de argumentos pelo shell, além de outros sinais, como "$", "*", "<", ">", "?", ":", ";", "\", "|", "&", colchetes, chaves, parênteses, aspas e apóstrofo, requerem cuidados especiais, que nem toda aplicação se lembra de tomar. Outra classe de problemas às vezes é causada por caracteres acentuados nos nomes dos arquivos, especialmente quando arquivos são gerados com uma determinada locale (incluindo aspectos de conjunto de caracteres e codificação desse conjunto) e depois são usados com outra locale.
A solução conservadora é usar em nomes de arquivos somente letras e algarismos do ASCII, e eventualmente recorrer, em último caso, a "_" ou hífen para separar partes do nome. Qualquer outras solução vai exigir sempre cuidados adicionais, além de consistência no uso de locales em todo o parque de máquinas que eventualmente troquem arquivos entre si.