magskull
(usa Debian)
Enviado em 06/01/2015 - 15:23h
bmarquesm obrigado pela resposta, mas não retorna nada o comando que você informa.
E sim, meu asterisk está atrás de um firewall e as portas estão mapeadas.
Estou ficando doido com isso, já fiz tudo que encontrei pela internet e nada está me ajudando.
As falhas:
-> Algumas vezes o telefone não recebe chamadas;
-> Algumas vezes faz chamadas, mas o ouvinte não ouve;
-> Algumas (muitas vezes) não registra.
Para os casos acima, algumas vezes tenho que reiniciar até mesmo o modem de internet do ramal remoto.
bmarquesm escreveu:
O seu asterisk está diretamente na internet ou protegido por firewall? Se estiver protegido por firewall, nele devem haver dois redirecionamentos: um para a porta 5060 e outro para as portas RTP (10.000 a 50.000 UDP, pelo que entendi no seu caso), para que seja possível a autenticação externa.
Caso esteja diretamente ligado na internet, recomendaria que habilitasse a configuração qualify para “qualify=yes” para monitorar o tempo de autenticação deste ramal externo, para ver se este tempo não fica muito grande em razões de lentidão no link de internet do lado do PBX ou do lado do ramal.
Como você informou que horas consegue chamar o ramal, hora não, é bem provável que ele esteja perdendo autenticação. Para monitorar isso, verifique os logs do asterisk com um dos comandos abaixo:
tac /var/log/asterisk/messages | grep -i reach
tac /var/log/asterisk/messages | grep -i <RAMAL>