rapharocket
(usa Solus)
Enviado em 08/03/2011 - 19:41h
Bem pessoal,
Eu uso o LinuxMint desde novembro do ano passado. Antes disso já usava o Ubuntu. Meu primeiro contato com o Linux foi em 2008 quando, por curiosidade, resolvi baixar o Kurumin 7.
Sempre fui acostumado com o "Linux fácil". Um clicador nato, sempre ajustei o GRUB pelo StartUp-Manager, por exemplo. Porém andei dando uma olhada no ArchLinux e agora me sinto muito tentado a migrar para este mesmo. Sei que a diferença vai ser grande, mas ele aparenta ter o que eu preciso: Leveza, velocidade e simplicidade para rodar numa máquina não muito nova. A estranheza já começaria pela instalação em modo texto. Nunca instalei um sistema em modo texto. Mesmo sendo estranho, penso que este não será meu maior problema, haja vista que existe um wiki em português bem explicado e muito completo no archlinux-br.org destinado aos iniciantes.
Eu sou estudante e uso minha máquina para tarefas consideradas comuns e corriqueiras como navegar na internet, editar e compilar textos e apresentações. O que eu preciso é de um sistema veloz com uma interface limpa e um modo descomplicado de instalar pacotes (como acontece na relação entre apt-get/aptitude e o dpkg nos Debian-like).
Meu acesso à internet é por ADSL, então penso que isso não será um problema. Até o presente momento, nunca precisei fazer absolutamente nada com respeito a internet depois de ter instalado qualquer Linux aqui no meu computador.
Contudo, existem coisas que eu não posso abrir mão:
1. Driver para HP PSC 1410 All-In-One;
2. Driver proprietário para NVIDIA GeForce 7200GS;
3. Codecs para as extensões multimídia mais usadas;
4. Tradução bem feita para o português brasileiro;
5. Gnome como interface padrão;
6. Pacote completo do LibreOffice;
7. Fontes bem desenhadas como as que vêm por padrão no Gnome com o Ubuntu e Mint;
8. Fontes Microsoft para navegação na internet.
*Existem outras coisas menos importantes, mas vou ocultar pra lista não ficar muito grande desnecessariamente.
Queria muito a opinião de vocês acerca desse assunto. Estou com vontade de migrar, mas não tenho certeza se vou ter no Arch o que eu tenho e o que eu não tenho aqui no Mint (tenho facilidade e não tenho rapidez).
Vocês acham que o ArchLinux seria capaz de suprir essas minhas necessidades? Acham que o "baque" que eu tomaria com o ArchLinux seria muito grande devido a minha falta de experiência? A opinião de vocês é importante pra mim. Desde já agradeço toda colaboração bem-intencionada.