pirrola
(usa Zenwalk)
Enviado em 24/02/2008 - 12:38h
Eu posso lhe adiantar que você realmente não vai notar diferença de desempenho, simplesmente porque o fato de uma arquitetura ser 64 bits não implica em nada no ganha de desempenho.
Muitas vezes, um aplicativo que foi desenvolvido primeiramente para uma arquitetura 32 bits, se for simplesmente recompilado para 64 bits, pode chegar a ter um desempenho até inferior ao 32 bits, além de usar um pouco mais de memória.
Explicação:
O tipo de dados int (inteiro) tem o tamanho dos registradores da arquitetura que está sendo utilizado, ou seja, se você está rodando em 32 bits, ele OCUPA 32 bits... se você está rodando em 64 bits, ele OCUPA 64 bits.
Programas que tiram proveito da arquitetura 64 bits (aumentando assim seu desempenho) são programas fazem calculos com números grandes, pois na arquitetura 32 bits esses números não cabem dentro de 32 bits e então é necessário usar mais de um registrador 32 bits para armazena-los. Na arquitetura 64 bits você precisa da metade de registradores que na 32 bits e é aí que você ganha no desempenho.
Outra vantagem da arquitetura 64 bits é quanto ao limite de memória, pois os registradores passando a ter o dobro do tamanho, podem endereçar uma área maior de memória sem gambiarras .
Ahhh...para concluir, você consegue rodar aplicativos 32 bits num AMD64 sem problemas, desde que você tenha todas as libs que esse aplicativo depende também compiladas em 32 bits.