Script de Backup do Perfil dos Usuários do Sistema em Batch do Windows

Este script tem como finalidade realizar a copia dos arquivos dos perfis de usuários do Windows, onde em um processo de formatação você terá de forma prática os dados salvos, incluindo a possibilidade de salvar também o historio e favoritos dos principais navegadores. OBS: caso você resolva executar este script em uma versão do Windows PE, é preciso verificar se ao digitar no Prompt: echo %date% o resultado deve ser somente a data, caso mostre o dia da semana e a data, você terá que ajustar a nova codificação nos campos DATE. Exemplo: no Hiren's BootCD PE a codificação da data é: %DATE:~7,2%_%DATE:~4,2%_%DATE:~10% por tanto fiquem atentos a isso, para evitar esses na criação das Pasta e Logs.

Por: Estevam Neto


DriveTool.sh: um script para cópia rápida e segura de arquivos para unidades flash USB

No Linux, os arquivos são gravados permanentemente somente após a desmontagem da partição. Isso pode explicar por que muitas ferramentas gráficas oferecem desempenho insatisfatório ao gravar arquivos em unidades flash USB. Para resolver esse problema, desenvolvi um script compacto que, até agora, tem funcionado de maneira eficaz. Observação: não consegui fazer com que o recurso status=progress funcionasse corretamente. No entanto, o script copia com êxito os arquivos transferidos para a unidade flash USB. Depois de realizar vários testes, nenhum erro foi encontrado.

Por: Raphael Ciribelly


Backup XML Pfsense

Recentemente precisei efetuar backup do xml de configuração de vários PFsense de clientes. Após várias pesquisas e testes acabei chegando no script abaixo. Para funcionar basta criar um usuário no pfsense, no meu caso criei com nome backup e dei permissão apenas a download do arquivo xml. Altere as linhas USUARIO, SENHA e IP_PFSENSE e caso use uma porta específica basta adicionar :PORTA. Pode-se usar em vários PFSense ao mesmo tempo bastando apenas replicar as linhas indicadas. Hospedo o script numa máquina Rocky Linux 9 e agendo no cron para executar uma vez ao dia. O Script apaga arquivos com mais de que 30 dias nas pastas automaticamente.

Por: fabio brigido


weekly-backup - backup agendado

Script usa a ferramenta tar com a opção '-g', ou '--listed-incremental', para fazer 4 backups por mês os quais são: 1 backup completo uma vez no mês. 3 backups diferenciais nas restantes três semana (1 por semana!). A opção -g do tar, cria um arquivo de snapshot com os metadados dos itens que estão no arquivamento. Se usarmos sempre o mesmo arquivo como referência, esse arquivo vai sendo atualizado e cria backups incrementais ao invés de diferenciais. Mas, se em cada novo backup, copiarmos sempre o arquivo de snapshot original, e usarmos sempre a cópia do original, então, as diferenças que vão constar, são as diferenças entre 'hoje' e o dia do primeiro backup (o backup completo). É o que o script faz. Antes de usar o script, por favor leia o cabeçalho todo do script.

Por: Pedro Fernandes


PKG Sync v4.0 - utilitário para backup de pacotes DEB baixados

Esse script faz basicamente o seguinte: backup dos arquivos em cache, verifica quais pacotes estão instalados no sistema e o que não estiver, ele exclui. Já tinha postado outras versões, porém essa está bem melhorada e o código está mais decente. Tentei fazê-lo o mais otimizado possível. Ele conta com os seguintes parâmetros: - ls = Lista os Pacotes em Cache. - rm = Remove os Pacotes em Cache. Usa o apt clean. - cp = Faz o Backup dos Pacotes em Cache. - check = Checa quais são os Pacotes Obsoletos. - clean = Checa e Exclui os Pacotes Obsoletos. O local de Backup deve ser configurado manualmente e as cores você muda conforme preferir.

Por: Mauricio Ferrari


BTRFS - Gerenciamento de snapshot por quantidade

Estou usando o sistema BTRFS a pelo menos 2 anos, para realizar o versionamento dos meus arquivos no Samba e me proteger contra ransomware, já que os snapshots são feitos apenas como leitura. É possível recuperar os arquivos apagados ou criptografados. O consumo é baixo, tenho um servidor que armazena 365 dias de versionamento. E é veloz. E desenvolvi este script para realizar o controle dos snapshots no sistema BTRFS pela quantidade de snapshots. Crontab: #Btrfs Snapshot 30 12 * * * root /scripts/snapshots.sh 30 20 * * * root /scripts/snapshots.sh Versionamento no Samba: #Shadow Copies vfs objects = shadow_copy2 shadow:snapdir = /mnt/DADOS/SnapShot shadow:sort = desc shadow:format = @SNPFILESERSAP_%Y.%m.%d-%H.%M.%S shadow:localtime = yes

Por: Vinicius Mathias






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts