Cluster beowulf

Olá pessoal, eu resolvi automatizar o processo de instalação de um cluster usando o shell do GNU/Linux. Aí vou mandando o script para que vocês possam implementar, melhorar. Este foi criado para rodar programas de forma paralela (no caso usei MPI). Este cluster foi testado no Ubuntu 12.04 e Debian 7!! Adaptem como queiram!!!

Por: maxshu


Calcular sub-rede, listar e salvar MACs e IPs da rede local

Script para calcular a sub-rede, salvar todos os endereços MACs e endereços IPs ativos da sua rede local, em arquivos de MACs e IPs, respectivamente. Pode ser executado para listar e salvar todos os MACs e IPs, ou apenas as máquinas informadas em tempo de execução.

Por: Renato Araújo


Firewall iptables

Firewall simples, para uso doméstico construido usando o iptables, Vim <3, e o Ubuntu 14.04.

Por: Pedro Henrique


Algoritmo para calcular notas com array

Trabalhando com array e com comandos internos do Shell, este script permite fazer o cálculo de uma quantidade determinada de notas passada pelo usuário e ao final exibe as notas cadastradas bem como a média do aluno.

Por: Wagner Souza


Gerência do tempo de inicialização das MFs de uma nuvem privada com o OpenNebula

Script de gravação do tempo gasto para ligar as MFs de uma nuvem privada com o OpenNebula. Ideal para situações em que se precise automatizar o armazenamento do tempo que as máquinas físicas da infraestrutura levam para ser iniciadas.

Por: Renato Araújo


Bloquear ataques DDoS com bloqueio de range de IPs e avisar por e-mail

Olá amigos do VOL, trago para vocês um excelente script desenvolvido por mim para bloquear ataques DDos. Nosso script fará o bloqueio de todo o range de IPs, dessa forma não será necessário ficar bloqueando ip por ip. O bloqueio será feito pelo iptables, é uma ótima ferramenta, claro que se o ataque for bem distribuído serão necessárias outras ferramentes, mas mesmo que seja um ataque com vários ips, certamente não conseguirá atacar com o mesmo range de ips, pois o bloqueio será feito pelo range. Nosso sistema será construído em 2 etapas: - na primeira será um script para verificar as conexões e a segunda etapa será responsável por bloquear o ip e todo seu range. O script que verifica as conexões chamamos de block-ddos.sh e o script que fará o bloqueio será bloqueando-ddos.sh. Em nosso exemplo o bloqueio se dará quando um determinado ip tiver mais de 250 conexões no servidor. Quando isso ocorrer o ip e todo seu range serão bloqueados e o administrador será informado por e-mail, conforme exemplo abaixo: O Ip 192.168.1.1 Tem 269 Conexões E Está Conectado Nas Portas Abaixo O IP 192.168.1.1 Foi Bloqueado Por Questões De Segurança 1 tcp 0 0 192.168.1.2:80 192.168.1.1:32783 TIME_WAIT - 1 tcp 0 0 192.168.1.2:80 192.168.1.1:33286 TIME_WAIT - 1 tcp 0 0 192.168.1.2:80 192.168.1.1:33287 TIME_WAIT - Obs.: em nosso exemplo o ip 192.168.1.2 fica sendo o ip do servidor e o ip 192.168.1.1 fica sendo o ip do atacante apenas como exemplo não usamos os ips reais por questões de privacidades. Antes de instalar o script é necessário criar os seguintes arquivos: echo -n > /home/pega-ddos.txt echo -n > /home/pega-ddos2.txt echo -n > /home/result2.txt echo -n > /home/result-ddos.txt echo -n >/home/meus-ips.txt Obs.: dentro do arquivo meus-ips.txt coloque todos os ips do seu servidor. Supondo que o ip do seu servidor seja 192.168.1.1, coloque da seguinte forma: ip 192.168.1.1 e desse modo 192.168.1.0/24, isso é para que não bloqueie o ip do seu servidor, pois muitas vezes o Apache pode ter varias conexões vindas do próprio ip. Criar o cron para executar somente um script a cada minuto, ou o tempo que achar necessário. */1 * * * * /bin/bloqueando-ddos.sh E como bônus fiz um terceiro script de regras para DDos. Esse script para regras DDos deve ser executado somente uma vez, para inserir as regras em seu iptables.

Por: marcio mendes mendes






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts