Debian 10 + nvidia 440 + kernel 5.5.0

Gnome Debian 10 + nvidia 440 + kernel 5.5.0

Versão 440 do driver nvidia já disponível no repositório backports...

[ 768 hits ]

Publicado em: 17/04/2020

Enviado por Perfil removido




  

Comentários
[1] Comentário enviado por RLFontan em 17/04/2020 - 12:29h

Bonito! Como você fez esse painel estilo ChromeOS?

[2] Comentário enviado por RLFontan em 17/04/2020 - 12:35h

Para games eu vejo dois problemas no Debian Stable ainda: da última vez que olhei o Vulkan estava datado de 1 ano. O GNOME (compositor de janelas), trouxe melhoria com funcionamento da Nvidia na versão 3.34. Por isso dei um distro-hop para o Debian algum tempinho atrás, eu acabei decidindo pular do Stable para o Testing.

Esse lance de games evoluiu muito nos últimos anos, então acaba sendo mais importante estar mais próximo do upstream, não consigo confiar num ritmo muito lento de atualizações. Entretanto, ao menos no que concerne ao Vulkan, o desenvolver desabafou no Github outro dia que tem sido difícil lidar com dxvk, e aparentemente ele agora vai focar mais na resolução de bugs, do que na adição de novas funcionalidade. De todo modo, prefiro que as coisas esteja atualizadas.

[3] Comentário enviado por removido em 17/04/2020 - 13:56h

Fala RLFontan, beleza?

Então, esse painel é do tema Orchis GTK Theme:
https://github.com/vinceliuice/Orchis-theme

Ele deixa o painel do gnome dessa forma automagicamente...

Tem outro tema também que deixa o painel dessa forma:
https://github.com/daniruiz/flat-remix-gnome

Sobre o lance de jogos, de fato o Debian stable não é uma boa opção mesmo, não só por oferecer drivers antigos mas também por libs opengl mais antigas em relação a outras distribuições mais atualizadas...

Eu particularmente não jogo no Linux, tenho dual boot com Windows 10 original somente para games mesmo, até porque os jogos que mais jogos são multiplayers e não há versões destes para Linux ainda (e talvez nunca tenha)... por exemplo: Call of Duty warzone, pubg, etc...

Eu gosto de ter o driver de vídeo mais atualizado mesmo por conta da fluidez do gnome... com a versão 418 sentia que algumas animações "engasgavam"... com o 440 ficou bem mais suave.

Mas se fosse montar uma máquina com Linux para jogos, com certeza eu escolheria o Arch Linux por ser RR...
Infelizmente, até os jogos nativos perdem feio em desempenho para o Windows...

[4] Comentário enviado por RLFontan em 17/04/2020 - 15:47h

Rapaz, eu tenho usado dual boot aqui pela primeira vez desde que comecei a usar Linux... nunca gostei de dual boot mas resolvi tentar pela primeira vez. Acabei indo de Ubuntu, pois voltando do Windows, e portanto ficando um pouco mais crítico em relação à performance, tive a impressão de que meu Dota 2 está rodando melhor no Ubuntu. O engraçado é que percebi pequenos engasgos e rasgos de tela no Arch e no Fedora, toleráveis inclusive... porém tentei o Solus Budgie e percebi que o desempenho estava sofrível, mesmo mexendo nas configurações do Linux Steam Integration e da Nvidia. Por fim, senti uma performance mais aceitável no Ubuntu e Pop_OS! e mais próximo a eles o Debian Testing.

Fico me perguntando, se o que um certo indivíduo sempre tentou me dizer, a respeito do Ubuntu ser realmente a melhor opção para jogar jogos no Linux, era no final verdade. Não sei o quanto essa história de suporte oficial influencia. Não sei se o que reparei no Dota foi uma coisa episódica, mas sinceramente, acho que não deve ser.

Como tenho alguns jogos que jogo Linux, uso Windows para jogos que não funcionam bem no Linux mesmo. Agora, é engraçado como as vezes a comunidade não percebe problemas de desempenho no Linux. Eu mesmo por um tempo não percebi. Acho que tudo isso envolve duas coisas: a) muito tempo usando Linux, o que leva a perda de referência em performance e experiência de usuário em games; b) a empolgação com a renovação trazida pelo dxvk. Me parece ser possível que dá para ter uma experiência positiva em games no Linux, mas não é tudo isso que muitos dizem... depende dos jogos! E tenho sentido que, no ProtonDB, os jogos realmente confiáveis para jogar são os Platinados! Muito embora, não sei se o Ubuntu pode salvar o barco um pouco mais do que eu penso.

[5] Comentário enviado por zekicarvalho em 17/04/2020 - 17:14h

Debian, Hyper terminal e VsCode.
Amigo, você tem meu total respeito. aliás você desenvolve em javascript né?

[6] Comentário enviado por removido em 17/04/2020 - 19:27h

RLFontan:

Eu também não gosto de dual boot, alias só comecei a usar quando montei meu pc gamer, pois antes era só Linux também. Eu gostaria de poder usar só Linux e rodar a maioria dos jogos, mas infelizmente a maioria são optimizados para DirectX. E o Lutris até consegue rodar uma boa parte dos games, com perda de frames, mas é barrado por anti cheats. Isso que é f***.

O Ubuntu recebe melhor atenção da comunidade de jogos, visto que quando a Steam foi lançado para Linux lá pelos meados de 2012, o suporte inicial era só para a família Ubuntu. Inclusive, a primeira vez que usei Ubuntu foi na versão 12.04 nessa época, pois queria testar as novidades da Steam (e do ambiente gráfico Unity, que na versão 12.04 foi a primeira vez que o Unity deu as caras). Antes disso, usava Slackware e não conseguia instalar o client nele de forma alguma...

Desde então, houve melhorias primariamente para Ubuntu e só depois a comunidade Linux em geral se beneficiou dessas melhorias em outras distros. As melhorias inclui optimizações por parte da Valve e no próprio client da Steam. Por esse fato, o suporte é aprimorado para Ubuntu...

Mas pelo que vi, isso vai mudar depois que o Ubuntu anunciou que deixaria de suportar bibliotecas 32 bits... talvez se a Valve liberasse seus jogos em um formato semelhante ao flatpack/snap, seria melhor aproveitado pela comunidade...

Quanto ao desempenho em si, tenho notado que alguns poucos jogos rodam tão bem quanto no Windows... um exemplo é o The Witcher 3, com Proton. Fiquei espantado quando decidi rodá-lo no Ubuntu um tempo atrás... pois rodou de forma exatamente igual que no Windows. Outro jogo que rodei e ficou legal foi o Diablo III, com Lutris, também no Ubuntu. Mas neste houve alguns problemas com gráficos bugados, mas ainda assim era "jogável".

E sobre essa questão de usar por muito tempo linux e perder a referência em performance, é um fato, pois vc fica sem parâmetros para comparar o desempenho em duas plataformas. Depois que aderi ao dual boot para jogos, descobri um mundo novo... kkk, a diferença é gritante.

Por ora, prefiro manter o dual boot, é pouco prático mas consegue executar meus games de forma tranquila. =(

KillerQueen:

Valeu! Sim, sou desenvolvedor Node.js e React.js. JS, a melhor linguagem! haha


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts