E aí galera tudo beleza?
Esta será uma dica simples, com os procedimentos que tive que fazer para ter um
openSUSE Leap 42.1 utilizável como desktop.
Os procedimentos foram: atualização do sistema, instalação de codecs, configuração da impressora da HP, instalação do driver da NVIDIA, instalação de um player de vídeo e da Steam.
Obs.: para mais informações use as fontes que estão no rodapé desta dica.
1. Atualizar o sistema
Abra o
YaST e vá na aba Software, haverá uma opção chamada "Atualização Online", coloque ela para funcionar.
Entretanto, caso dê algum erro, como este:
Erro de download (curl) para 'http://download.opensuse.org/distribution/leap/42.1/repo/oss/repodata/repomd.xml': Código de erro: Connection failed Mensagem de erro: Failed to connect to download.opensuse.org port 80: A rede está fora de alcance
Tente usar o seguinte comando no terminal para desabilitar o IPv6:
# echo 1 > /proc/sys/net/ipv6/conf/all/disable_ipv6
E rode a "Atualização Online" outra vez. Caso você queira saber o comando que ativa do IPv6 aqui está ele:
# echo 0 > /proc/sys/net/ipv6/conf/all/disable_ipv6
Obs.: o comando que desativa o IPv6 é muito importante. Se aquele erro se repetir no seu sistema em outra ocasião, é esse comando que o resolverá. Portanto guarde-o com carinho.
2. Instalação de codecs
Essa parte é bastante importante, pois sem esses codecs você pode simplesmente não conseguir reproduzir vídeos. Então para resolver tal problema iremos ao terminal e faremos assim:
Primeiro adicionamos alguns repositórios adicionais:
# zypper addrepo -f http://packman.inode.at/suse/openSUSE_Leap_42.1/ packman
# zypper addrepo -f http://opensuse-guide.org/repo/openSUSE_Leap_42.1/ dvd
E depois rodamos o comando de instalação dos codecs:
# zypper install k3b-codecs ffmpeg lame gstreamer-plugins-bad gstreamer-plugins-ugly gstreamer-plugins-ugly-orig-addon gstreamer-plugins-libav libdvdcss2
É só ler direitinho as perguntas que ele te fizer no terminal, permitindo que ele realize as operações que ele quer, e vai dar tudo certo.
3. Configurar impressora da HP
Depois de mandar instalar a impressora da HP pelo próprio ambiente gráfico podemos ter problemas com o hp-plugin, portanto devemos baixar o pacote do HPLIP no YaST (o openSUSE não vem com HPLIP, apenas com o pacote de drivers dele), e em seguida rodar o seguinte comando no terminal:
# hp-setup
Então teoricamente é só seguir o protocolo e ser feliz.
Entretanto, mesmo depois de fazer isso, você pode ter futuramente alguns problemas nos momentos da impressão.
Se esse for o caso recomendo que você apague toda e qualquer configuração/adição de impressoras que você tiver feito, seja no HPLIP ou no seu ambiente gráfico, e só depois de ter feito isso vá no terminal e rode o comando:
# hp-setup
Seguindo o protocolo provavelmente tudo ocorrerá bem dessa vez.
4. Instalando drivers da nVidia
Apenas rode os dois comandos a seguir e depois dê reboot.
# zypper addrepo -f http://download.nvidia.com/opensuse/leap/42.1 nvidia
# zypper install-new-recommends
5. Instalando o player de vídeo Totem
Basta ir no YaST, selecionar a aba Gerenciamento de Software e procurar pelo Totem.
Esse é o meu player de vídeo preferido. E, diferente do VLC, você não vai ter que esquentar a cabeça com os problemas de codecs.
6. Instalando Steam
Basta acessar o links abaixo, clicar no botão de instalação e observar o YaST, esse é o famoso One Click Install do openSUSE.
É isso aí galera, estou gostando bastante do openSUSE Leap e espero que vocês possam achar minha dica útil e possam usufruir do sistema com mais facilidade.
Um abraço!
Fontes:
Há muito tempo venho tentando gostar do openSUSE, mas sempre esbarro em algo que me faz desistir de usá-lo. Desta vez, por enquanto, é a questão do MP3. Instalei o sistema uma vez, instalei alguns aplicativos e codecs e quando fui tentar escutar minhas músicas no Amarok ele não reproduzia nada. Quero dizer nada mesmo, nem mesmo o áudio de amostra que vem junto com o aplicativo. Formatei novamente a máquina e deixei a instalação padrão; funcionou muito bem, até eu perceber que o Amarok reproduzia alguns MP3 e outros não. Resolvi seguir a dica desta página. O primeiro problema é que sempre que encontra uma divergência o openSUSE pede para o usuário resolver, mas as informações que ele passa são muito poucas para que a gente tome uma decisão acertada. Escolhi sempre a opção 1, que era para instalar os novos aplicativos, ao invés de quebrar e ignorar a instalação - as outras opções disponíveis. Agora novamente o Amarok não reproduz nada. Deveria ser mais fácil, para um sistema que pretende agradar a usuários avançados e leigos, a instalação e uso dos aplicativos mais simples. Ressalto que não sou um usuário iniciante, já usei Fedora, Mandriva, Arch, Kubuntu... etc. Ainda busco um sistema Linux que seja fácil de usar, mas que também não me limite nas minhas opções.
Desculpe pelo desabafo, mas é que desta vez pensei ter encontrado o sistema certo para mim. Uma distribuição de longo tempo de suporte, mas que pretende ter os softwares estáveis mais recentes. Mas parece que ainda não foi desta vez.
Se o autor ou alguém puder me dar uma solução para o problema do Amarok eu tentarei dar mais uma chance ao openSUSE. O sistema parece ser bem feito, mas esses problemas acabam com minha paciência.
------
Desinstalei os codecs, removi o repositório e atualizei o sistema, depois instalei os pacotes gstreamer oficiais e agora está funcionando bem. Inclusive as músicas que não reproduziam antes. Estou percebendo que é muito arriscado adicionar repositórios não oficiais no openSuse.