Na onda e tendência mundial dos compartilhadores P2P, não havia como negar que nós, usuários
Linux, tínhamos uma grande defasagem em relação aos usuários do sistema da Microsoft. Os programas nativos para Linux eram e são poucos, entre os quais cito aqui os melhores (mas não tão eficientes quanto aos da plataforma Windows): Limewire. Imule, Xmule, Frostwire e assim por diante.
O top de linha até então era o Limewire, que eu uso inclusive, mas o programa tem seu sistema de busca muito reduzido (o que nos incita a adquirirmos a versão PRO - que é paga) e além disso o resultado das buscas vem com uma quantidade de "lixo" (não que isso seja problema para usuários Linux - vírus, spam e todo aquele inferno que é privilégio da Microsoft), mas o resultado final fica prejudicado, omitindo muitos arquivos.
Então tive uma grata surpresa ao procurar no gerenciador de pacotes e encontrar a nova versão do aMule 2.2.4 de 22 de Abril de 2009, eu já tinha experimentado a versão anterior e achei muito fraca e visualmente precária, esta última versão (com certeza vai melhorar mais ainda) veio com uma apresentação gráfica muito superior à antiga e com suporte à skins, na aba PREFERÊNCIAS - INTERFACE , nós encontramos as opções para usar Gnome, Tango, Kde4 e Xfce (para ninguém reclamar).
O suporte a player de mídia para as pré-visualizações realmente funciona (no meu caso eu escolhi o VLC - mas é o usuário quem define a sua preferida - Mplayer, Smplayer, Totem e aí por diante. Dica: para escolher o player o usuário deve procurar os executáveis na pasta /usr/bin no sistema de arquivos do Linux).
O maior problema para redes
eDonkey é a temida Low ID, onde você fica na fila e é uma espera longa demais, a opção mais prática neste caso é configurar o modem e abrir manualmente as portas, existem vários tutoriais aqui no VOL indicando como fazer e de acordo com o modelo do modem. Mas se você usa com dual boot? Vai ter que reconfigurar o modem para Linux e Windows a toda troca de sistema?
A solução mais rápida para se fugir de problema e conseguir a High ID tornou-se simples, na aba PREFERÊNCIAS - CONEXÃO você deve marcar a opção HABILITAR UpnP - Plug and Play Universal.
Na hora da pesquisa não esqueça de marcar a "Procura" GLOBAL ao invés da LOCAL, que vai aumentar bastante os resultados da sua pesquisa.
Depois de baixados os arquivos não entre em pânico (cadê os meus arquivos?). Calma, você tem a opção de escolher a pasta destino e se você não escolher ele já vem configurado para a pasta pessoal, mas preste atenção, esta pasta aMule/Incoming vem oculta e para visualizar use Control+H ou marque na opção da pasta pessoal VER - exibir arquivos ocultos.
Como no Limewire, as buscam também vem com "lixo" em média 20 arquivos, mas você facilmente vai identificá-los pelo grande número de fontes e o tamanho do arquivos e claro vem todos em azul.
A velocidade de transferência é muito boa (no meu caso ADSL 1 MB), mas vai variar de acordo com a sua conexão e a disponibilidade dos arquivos.
Enfim, agora estamos chegando lá, claro que são necessárias algumas melhorias do programa, mas em relação a última versão foi um salto grande e muito bem vindo.
Para os downloaders de plantão, nesta versão ainda não conseguimos "indexar" os arquivos do site emulinha.biz, mas creio que será uma questão de tempo.