Amigos, para ser um bom programador, vocês têm que entender muito bem vários conceitos matemáticos e filosóficos, principalmente lógica.
A lógica nos leva à organização do pensamento, por isso, precisamos de uma ferramenta conhecida como
Algoritmo.
O que é isso? De acordo com a
Wikipédia, um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais podendo ser executada mecanicamente, num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.
A diferença entre um algoritmo e um programa, é semelhante à diferença que existe entre uma ideia e a sua descrição numa linguagem natural (Português, Italiano, Inglês, etc). O programador deve encontrar um algoritmo que resolva o seu problema e implementá-lo usando uma linguagem de programação.
Durante os últimos 70 anos, muitas linguagens de programação foram inventadas. As primeiras eram marcadas pelas limitações dos computadores da época. Hoje em dia, a procura de linguagens de programação que permitem a implementação de algoritmos cada vez mais complexos continua.
Apesar das numerosas tentativas, ainda não foi inventada a linguagem de programação ideal. Todas as linguagens de programação apresentam idiossincrasias, qualidades e defeitos próprios. Por isso, você, muitas vezes precisa expressar uma ideia via algoritmo e depois graficamente. Para isso, pode-se usar um fluxograma, antes de passar a solução para uma linguagem de programação.
"... Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem, ou seja, fluxograma é um gráfico que demonstra a sequência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo..."
Fonte:
Fluxograma – Wikipédia, a enciclopédia livre
Para Windows, encontra-se numa pesquisa rápida, uma quantidade enorme de softwares que fazem fluxogramas e diagramas complexos. Mas no universo GNU/LINUX, a lista fica muito reduzida.
Tem o DIA (use o DIA), que permite fazer vários tipos de diagramas, inclusive de circuito eletrônico e fluxogramas. Mas este programa esta desatualizado, apesar de ser facilmente instalado nos repositórios das diversas distribuições.
Dica sobre o DIA:
Editor yEd
Um solução gratuita, fantasticamente fácil de usar, multiplataforma, é o Editor Gráfico
yEd, construído em
JAVA e de fácil instalação. É uma solução que deve ser usada para fazer gráficos simples e complexo, como também diversas formas de fluxogramas.
No terminal, com permissão de root, faça o download no link:
1. É precido aceitar os termos da licença, após baixar o arquivo no diretório, via terminal:
# chmod +x yEd-3.11_64-bit_setup.sh
2. Atualmente, a versão é a 3.11. No meu caso,
Ubuntu 12.04 64 bits, mas tem também para 32 bits:
# ./yEd-3.11_64-bit_setup.sh
3. O processo de instalação é tranquilo. No Ubuntu, para acessar o programa, clique em:
Aplicativos → Outros → yEd Graph Editor
Muito obrigado a
yWorks, produtora do software.