Certa vez o Ubuntu mudou o init e com ele sumiu o /etc/inittab!
Agora foi a vez do Grub! No Ubuntu 10.04 LTS o grub2 não tem mais /boot/grub/menu.lst para editar. SUMIU!
É claro que eu prefiro sempre que uma máquina dual boot inicie por default no Linux, mas a realidade é que os usuários Windows irão pressionar o reset quando virem a tela do Linux. Então pode ser que você queira mudar a ordem do boot para que entre por padrão no Windows.
Como era antes?
Antes você entrava no /boot/grub e editava o menu.lst. Lá tinha Default 0. Você podia ir no fim, pegar as linhas do Windows e trazer para o início e pronto! Agora o boot é feito primeiro pelo Windows.
Como deve ser feito agora?
Não tem mais /boot/grub/menu.lst. Ao invés disto tem /boot/grub/grub.conf, mas NÃO EDITE ESTE ARQUIVO!
O Default agora deve ser setado em /etc/default/grub, mas isto não resolve o problema.
Qual é a ordem do boot do Windows? Antes eu podia fazer ela ser a PRIMEIRA (0), agora ele é a 4, dependendo de uma instalação normal (com o memtest), mas pode vir a ser 5, 6 ou mais a medida que novos kernels forem inseridos.
SOLUÇÃO:
Em /etc/grub.d tem uma série de scripts para MONTAR um grub.conf. Uma instalação normal mostra:
Isto significa que ele primeiro irá colocar o header do grub, depois o script para gerar o tema, depois todos os kernel de Linux que ele encontrar. Em seguida ele irá colocar o memtester, seguido de outros SOs (Windows).
Se mudar a ordem destes scripts, pelo seu nome, e chamar um update-grub funciona. Veja como ficou o meu:
Removi o memtester (não me interessa) e mudei o nome 30_os_prober para 09_os_prober, deixando-o depois do tema e antes do Linux. Chamei um update-grub:
# update-grub
Generating grub.cfg ...
Found Microsoft Windows XP Professional on /dev/sda1
Found linux image: /boot/vmlinuz-2.6.32-22-generic
Found initrd image: /boot/initrd.img-2.6.32-22-generic
Found linux image: /boot/vmlinuz-2.6.32-21-generic
Found initrd image: /boot/initrd.img-2.6.32-21-generic
done
Agora a opção Windows XP é, infelizmente, a primeira e sempre será.
[7] Comentário enviado por rmdantas em 14/06/2010 - 15:30h
Excelente dica!
Mas tenho um notebook que veio com uma partição de restore com Windows Vista e uma outra partição com o Windows 7 (original) instalado, instalei o Ubuntu 10.04, executei o procedimento que fez com que não iniciasse com o Linux, mas gostaria de saber como que eu faço para alterar a inicialização do Windows Vista (restore) para o Windows 7?
Desde já agradeço pela colaboração e peço desculpas pela minha ignorância!
Minha situação atual é:
00_header
05_debian_theme
09_os_prober
10_linux
20_memtester+
40_custom
[8] Comentário enviado por JotaCapa em 30/06/2010 - 14:57h
É uma dica excelente, no meu caso veio um pouco tarde demais, pois que já alterei a Grub via «gedit /boot/grub/grub.cfg», claro que isto deve-se a uma situação particular, tenho 2 HD's um Western Digital 160 gigas (Windows 7) e um outro Excelsior 160 gigas para o Ubuntu. Tal sistema esteve implantado numa motherboard AMD K7 +2400 XP, até esta motherboard ter resolvido não ligar mais. Daí que tenha mudado a motherboard e reinstalar os sistemas.
A actual motherboard é uma ASROCK N68-S, e como tal, desde logo senti a diferença, a antiga era 32 bits e a actual é de 64 bits, porém, o espantoso, é que mal o pc chegou a casa, peguei no CD do Ubuntu 10.04 (32bits) e o Live CD correu na perfeição, ou então eu penso que correu. O certo é que a configuração da Grub2 pôs o pc às voltas, limpou a boot do Windows 7 e só arrancava em Ubuntu. Até aí tudo normal, mas onde raio parava o Windows 7 Ultimate. Depois de muitas voltas, e de fazer arrancar o pc com o SuperGrub, que arrancava perfeitamente ou o Windows 7 ou o Ubuntu, as coisas não funcionavam mesmo.
O CD do Ubuntu 10.04 versão 32 Bits, começou a dar erro, fenómeno que me aconteceu com o 9.10 e a motherbord K7, porém o 9.10 entra na perfeição faz a boot do sistema, e o upgrade funciona na perfeição, daí que tenha formatado os 2 HD's com o velho CD do XP, instalado o Windows 7 Ultimate 64 bits, e em seguida instalado o Ubuntu 9.10 versão 32 bits. Isto porque o LiveCD do Ubuntu 10.04 versão 64bits funciona na perfeição, porém todos os CD's que recebi do ShipIt são versões de 32 bits.
Neste mometno cheguei ao ponto que vou ter que verificar em que modo é que a máquina tem o Ubuntu se na versão de 32 ou de 64, pois que com o Upgrade do 9.10 para o 10.04, foi-se o menu.lst, passou a existir a grub.cfg, mas as coisas funcionam.
Se alguém tiver tido o mesmo problema que eu tive, não desespere, há sempre forma de instalar o Ubuntu ou outro Linux na máquina, nem que seja da forma que eu utilizei.
Mas, macacos me mordam, se o LiveCD do 10.04 v32bits, não funciona nesta máquina e funcionava na outra, que era bem inferior a esta. Ainda vou tirar outro liveCD de 32 bits, e testar, mas parece-me que há qualquer coisa que falhou com o Ubuntu 10.04 v32bits, terei sido sou eu, ou mais alguém?
[9] Comentário enviado por rrodrigues345 em 15/10/2010 - 14:29h
Olá pessoal!
Elgio, parabéns pela dica!! Está muito bem explicada; vou testar agora mesmo!!
Só uma coisa.... porque será que eles optaram pelo Grub2? Ficou beeem mais complicado agora, pois antes eu editava o menu.lst e alterava o tempo de boot, as cores, ocultava, etc.... Era mais intuitivo; i.e., quem não sabia o número "default" para que o win fosse o primeiro, bastava copiar e colar as linhas referentes ao Win antes do Linux; isso era bem bacana ;)!!!
[10] Comentário enviado por ferigorcost em 19/10/2010 - 18:58h
Olá pessoal,
Estou com o mesmo problemas com do rmdantas.
Fiz todos os procedimentos e ficou quase perfeito, justamente devido a "uma instalação do windows Vista", que já veio com ele. Não sei explicar bem o pq.
Mas no boot do Grub ficou assim...
Windows Vista (loader) (on /dev/sda1)
Windows 7 (loader) (on /dev/sda2)
Ubuntu, com Linux 2.6.32-22-server
:
:
Esta partição /dev/sda1 não funciona e eu gostaria de eliminar ela. No entanto acredito que isso só possa ser feito no windows. No entanto, já procurei várias maneiras de eliminar.
[11] Comentário enviado por maione em 22/11/2010 - 18:44h
Valeu pela dica Elgio...
Só uma coisa, fiz o procedimento conforme explicou e no Grub apareceu o Windows 7 loader no topo e após os 8 segundos ele "aparentemente" sobe, só que volta para a tela do grub novamente, e fica nisso até eu escolher o ubuntu, ou seja, o Windows 7 não sobe mais... nem mesmo se eu escolher o Windows 7 e teclar "enter", só sobe o ubuntu...
[13] Comentário enviado por allaw em 09/02/2012 - 13:54h
Olá Elgio Schlemer primeiramente muito obrigado mas sua dica não deu certo pra mim não conseguir mudar o nome. Mas a dica do Suzarte:
"Para quem esta com dificuldades...
entre no console e rode os seguintes comandos:
sudo su
cd /etc/grub.d/
mv 30_os-prober 09_os-prober
mv 20_memtest86+ /root/
update-grub
Vlw Elgio! "
Deu certo pra mim valeu mesmo Elgio
obs: tbm dá certo pro windows 7!