Webmin - Sincronizando usuários/grupos do Unix com o Samba
Prezados,
Estou enviando a dica porque, apesar de ser extremamente simples, pode ser útil à outros usuários, tal como foi para o meu caso e não encontrei nada muito específico no Google e em outros sites que pudessem servir de referência para a resolução do problema. Vamos ao caso.
Estava configurando o Webmin para sincronizar os usuários do sistema com o Samba, de modo que ao criar um usuário pelo módulo "users and groups" este seria então cadastrado na base de usuários do Samba automaticamente. Entretanto, após configurar o Webmin para fazer a sincronização, o usuário era adicionado ao sistema mas não ao Samba. Após algumas pesquisas, encontrei o responsável pelo problema e, feitos os ajustes, tudo funcionou perfeitamente.
Solução:
A distribuição que estou utilizando aqui é o CentOS 5.5 x86_64 em uma máquina virtual com o Vmware Player, Webmin versão 1.530 e a versão do Samba é a 3.5.6 (atualizei pelo repositório SerNet), uma vez que a versão do samba que encontra-se nos repositórios do CentOS é a 3.0.33 e é incompatível com máquinas rodando Windows 7.
Continuando... por padrão, o Webmin tenta sincronizar os usuários do sistema salvando-os no /etc/samba/smbpasswd, porém o Samba não utiliza mais como padrão o backend smbpasswd para armazenar os usuários, e sim o tdbsam, o qual deve ser acessado com a ferramenta pdbedit. Portanto, para habilitar a configuração correta no Webmin, fiz o seguinte procedimento:
1. Logar no Webmin - https://servidor:10000 (substitua pelo endereço de seu servidor);
2. Na tela principal, selecione Servidores -> Compartilhamento de arquivos com Windows (Samba);
3. Neste módulo, selecione "Configuração do módulo";
4. Aqui podemos configurar os caminhos para os utilitários de administração do samba e arquivos de configuração, procure por "Caminho completo para o pdbedit, 3, Nenhum" e então verifique em sua distribuição o caminho para o pdbedit (no CentOs está em /usr/bin/pdbedit), inserindo-o neste campo;
5. Por fim, clique em "Salvar" e agora faça um teste: no Webmin, selecione Sistema -> Usuários e Grupos (assumindo que você já tenha configurado a sincronização automática de usuários e grupos do Samba) e preencha o formulário de criação de usuários normalmente. Após criar o usuário, verifique pelo terminal se este foi criado no sistema e na base de usuários do samba. No meu caso, criei o usuário www, conforme mostro abaixo:
# id www
uid=501(www) gid=501(www) grupos=501(www) # pdbedit -L
root:0:root
www:501:Gerenciamento de documentos Web