O Aiko 82d possui dois dispositivos integrados em um único aparelho. O primeiro é um pendrive, montado automaticamente pelo Ubuntu quando se conecta o modem à uma porta USB:
$ lsusb
Bus 003 Device 003: ID 19d2:2000
O segundo é o modem em si, que pode ser acessado alguns segundos após ejetar o pendrive (ZTEMODEM).
$ lsusb
Bus 003 Device 003: ID 19d2:0001
Para carregar automaticamente o módulo necessário ao seu funcionamento sempre que o pendrive for ejetado, crie os seguintes arquivos (cada arquivo contém apenas uma linha):
[1] Comentário enviado por luizleroy em 21/06/2008 - 08:45h
Cara, consegui utilizar este dispositivo no satux, que é uma distro baseada no Debian... É basicamente a mesma coisa, só que pra discar eu utilizei o seguinte arquivo em etc/wvdial:
Custei a descobrir esta máquina gprs.telemigcelular.com.br !!!
---------> Dúvidas:
1 - É possível utilizar o aparelho como um pendrive (leitura e escrita)?
2 - Qual a necessidade deste "cabo USB duplo"!!??????? Eu estou utilizando um cabo USB comum, mas tenho certo receio de causar algum problema!!!!!!!
[2] Comentário enviado por tsanches em 21/06/2008 - 22:41h
Muito Boa sua dica, tenho um amigo que esta tentando conectar esse modem no Insigne, distro baseada no debian, vou tentar conectar seguindo suas intruções.
VALEU pela contribuição!!!
TSANCHES
[3] Comentário enviado por ercorrea10 em 22/07/2008 - 16:39h
Tenho um eeepc com o Xandros instalado. Fiz todos os passos, mas quando executo o comando "sudo pon Vivo". Ocorre o erro abaixo:
/usr/sbin/pppd: In file /etc/ppp/peers/Vivo: unrecognized option '-v'.
Alguém tem alguma dica?
[4] Comentário enviado por luci_reis em 14/08/2008 - 13:55h
OI ...VOU FICAR CONTENTE SE MEU MODEM AIKO 82D FUNCIONAR TAMBÉM NO LINUX METASYS (ACHO QUE É O SUSE)
MAS COMO SOU USUÁRIA PRIMÁRIA, ACHEI A TELA DE KONSOLE, MAS NÃO ENTENDI A PARTE QUE ESTA EM NEGRITO DA PARTE QUE ESTA DENTRO DA CAIXA.
É PARA DIGITAR TUDO DIRETO? É TUDO UMA COISA SÓ?
PRECISA CRIAR DIRETÓRIO? COMO CRIAR? O QUE VC QUIS DIZER COM: (cada arquivo contém apenas uma linha)?????? O QUE É ISSO?
HELP-ME !!!!!!!!! AJUDE-ME!!!!
FICAREI ETARNAMENTE GRATA.
LUCIENE
[5] Comentário enviado por tininha em 03/09/2008 - 16:05h
Oi
segui todos os passos e por aqui consegui o ip. Acontece que não navega. VC fez mais alguma ação para que conseguisse navegar, tipo tentou quantas vezes? Falo de salvador na Bahia e estou tentando fazer funcionar de um ubuntu 7.10 e um 8.04, nos dois eu consegui direitinho, antes dava até esse problema que o Lunk teve, mas foi só eu manter os arquivos em uma só linha que funcionou, consegui pegar o Ip. Minha dúvida é, tenho que mudar a configuração de rede? preciso fazer dhcp? estou tentando tudo, mas nada acontece, a máquina já detecta o drive mas não navega! Estou navegando dela agora, mas de um ruindow$ !!! VC pode me ajudar?
[6] Comentário enviado por ram.coelho em 28/09/2008 - 01:24h
Estive fora um tempo mas vou tentar responder aos comentários acumulados.
luizleroy:
Eu consigo utilizar como pen-drive normalmente. Basta não ejetar o dispositivo. O que não dá é para conectar enquanto ele estiver neste modo.
Não acho que é necessário usar o cabo duplo. Várias pessoas que eu conheço utilizam o mesmo equipamento com cabo simples ou apenas uma ponta do cabo duplo.
errcorrea10:
Tente trocar a linha para: connect "/usr/sbin/chat -f /etc/chatscripts/Vivo"
luci_reis:
O que está em negrito deve ser digitado no console. Se a linha começar com '#', você precisa executar o comando como superusuário (root).
O que está dentro da caixa é conteúdo de arquivo. O nome do arquivo vem antes da caixa, em itálico.
Eu não precisei criar diretórios, mas isto vai depender da sua distribuição.
Quando eu informei que cada arquivo contém apenas uma linha é porque não tem como saber se a linha vai ser quebrada na tela dos usuários que usam uma resolução menor. Neste caso, tentei garantir que ninguém incluísse um Enter no meio da linha.
tininha:
Depois do pon Vivo, verifique o conteúdo do comando 'plog', a saída de 'ifconfig ppp0', do 'route -n' e de 'cat /etc/resolv.conf'. Qualquer dúvida, coloque estes resultados aqui como comentário.
Geralmente não é necessário fazer nada manualmente, tem um dhcp que seta tudo direito.
[8] Comentário enviado por Léo Pinto em 08/10/2008 - 09:44h
Meu problema é o mesmo do errcorrea10: quando executo o comando "sudo pon Vivo". Ocorre o erro abaixo:
/usr/sbin/pppd: In file /etc/ppp/peers/Vivo: unrecognized option '-v'
Você sugeriu tirar o '-v', mas não funciona. Ele pede pra tirar o '-f'. Se tirar o '-f', também não funfa. Ele pede pra tirar o '/etc/chatscripts/Vivo'... e por aí vai.
[9] Comentário enviado por ariadiny em 20/10/2008 - 07:53h
Bom dia, sou novata no linux - ubuntu e fiz todos os passos acima só que ao invéz de usar o comando "vim" usei o "sudo nano" que encontrei em outro tutorial idêntico. Quando chega na parte: /dev/ttyUSB2 dentro do ...peers/Vivo..
na hora que eu termino e dou o comando "pon Vivo" aparece que não coneguiu executar essa linha, alguma coisa assim, não acha o dispositivo...
Alguém sabe o que pode ser?
E quando eu digito ifconfig ppp0 aparece Device not found.
[11] Comentário enviado por andrefpacheco em 25/11/2008 - 22:08h
Amigo...
Eu estou com o ubuntu 8.04... tenho o aiko 82d da vivo... fiz exatamente o que voce me falou passo a passo e não deu certo... você poderia me ajudar... segue algumas informações
Fiz todo o procedimento como root
quando dou um lsusb me aparece: (já com feito o eject da unidade de disco da aiko)
lsusb
Bus 001 Device 003: ID 19d2:0001
Bus 001 Device 001: ID 0000:0000
quando dou o pon Vivo, volta para linha de comando sem nenhum problema... aguardo 10 s e dou o ifconfig ppp0:
ppp0: erro obtendo informações da interface: %s: dispositivo não encontrado.
[12] Comentário enviado por ram.coelho em 03/12/2008 - 14:57h
Slashdoidao, poste a saída do plog.
Erikrafael, pode parecer meio místico, mas quando isto acontecer, tente reiniciar a máquina com o modem espetado. Ele deve continuar no estado "modem", ou seja, não deve montar o pen-drive. Daí faça o pon Vivo de novo. Avise se der certo, ok?
[13] Comentário enviado por andrefpacheco em 08/05/2009 - 08:52h
Seguinte... o wvdial está trabalhando direitinho e o ubuntu pega ip na interface ppp0. Porém ele não cesegue resolver nomes. Deu uma olhada nos logs ele aparece que obteve os dns primario e secundário. Tentei então setar manualmente no etc/resolv.conf mas não existe esse arquivo. Alguma saída?
Gostaria de saber se existe alguma opção que eu posso já discar e a interface ppp0 pegar o dns estático.
[14] Comentário enviado por jmozer em 07/07/2009 - 23:57h
Estou utilizando o Ubuntu 9.04 e a única coisa que fiz foi conectar a placa na usb, criar uma nova conexão de banda larga móvel e nas configurações de PPP deixar apenas como método de autenticação permitido o MSCHAP, feito isso funcionou perfeitamente.