Ubuntu (+ restricted-extras) x Linux Mint

Publicado por Andre (pinduvoz) em 01/01/2013

[ Hits: 13.588 ]

Blog: http://casadopinduvoz.wordpress.com/

 


Ubuntu (+ restricted-extras) x Linux Mint



Muita gente prefere o filho mais famoso do Ubuntu (Linux Mint) ao próprio Ubuntu, argumentando não só com a utilização de interfaces mais parecidas com o as que os usuários estão acostumados (Cinnamon e MATE, o último uma cópia fiel do GNOME 2), mas também, com o fato de o Mint vir pronto para uso, incluindo, por padrão, a maioria dos Codecs, Java, fontes etc.

Tirando a resistência ao Unity, que decorre mais de uma preconcepção de interface ideal do que da realidade diária, onde a disposição e os recursos do Unity são capazes de ajudar o usuário e melhorar a produtividade, a outra questão levantada (Codecs, Java, fontes etc) é resolvida com a instalação de um único pacote, que pode ser realizada tanto pelo terminal quanto pela interface gráfica da Central de Programas (eu prefiro o bom o velho Synaptic, que instalo imediatamente).

O pacote, neste caso, é o ubuntu-restricted-extras, que não vem numa instalação padrão justamente por ser restrito, especialmente em países que aceitam patentes de software.

Vejamos, então, o que são os extras.

O primeiro pacote que será instalado pelo metapacote (pacote que apenas determina a instalação de outros pacotes, como se formassem uma "coleção") de que estamos tratando será o ubuntu-restricted-addons, que inclui:
  • flashplugin-installer
  • gstreamer0.10-ffmpeg
  • gstreamer0.10-fluendo-mp3
  • gstreamer0.10-plugins-bad
  • gstreamer0.10-plugins-ugly

Com este pacote instalado, você terá o Adobe Flash disponível e a capacidade de reproduzir a grande maioria dos arquivos de áudio e vídeo que estão espalhados pela Internet.

Continuando, os extras levarão a sua máquina também os seguintes pacotes:
  • gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse
  • libavcodec-extra-53
  • ttf-mscorefonts-installer
  • unrar

Resumindo, além de Codecs para áudio e vídeo, local ou via Internet, você terá suporte a arquivos RAR, um dos formatos compactados mais utilizados, e as fontes da MS (Andale Mono, Arial, Comic Sans, Courier New, Georgia, Impact, Times New Roman, Trebuchet, Verdana e Webdings), que melhoram, e muito, a visualização de páginas na Internet.

Notem que faltou o Java (para Internet), que vai precisar ser instalado manualmente na versão open, ou na versão original, antes da Sun e agora da Oracle, atual proprietária.

Para a versão sem marca, instalem o pacote icedtea-7-plugin. E para a versão "original", será preciso recorrer a um PPA, mas isso fica para a próxima.

Fonte da dica: Ubuntu (+ restricted-extras) x Linux Mint - casadopinduvoz.wordpress.com

Outras dicas deste autor

O comando "sux -"

Cartão SD e modo "suspender" em netbooks rodando Ubuntu

Forçar resolução de tela no GNU/Linux

Screen Tearing (outra vez)

Login mediante senha no Acer Aspire One (Linpus Linux Lite)

Leitura recomendada

Opera Mobile no Arch Linux

AmuleD - Utilizando o Amule como um daemon no Arch Linux

Ao instalar KDE4 no Debian Lenny startx não funciona [solução]

Como adicionar a URL da sua rádio favorita ao RadioTray

SVN/Trac no CentOS 5.5 64 bits

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts