O
Ubuntu é uma distribuição bem amigável. De tão amigável, mesmo usuários mais experientes usam o Ubuntu como distribuição principal. Mas também é "pesada", como todos nós sabemos. Há algum tempo venho pesquisando formas de tornar o (K,X,etc)Ubuntu mais leve. Aqui estão algumas ações a tomar para isso. Claro que o assunto não acaba por aqui e peço que acrescentem suas próprias sugestões para tornar o Ubuntu mais leve.
Primeira sugestão: controlar o uso da SWAP. Ela existe para o sistema não ocupar a memória RAM totalmente. Então, toda vez que o sistema "pensa" que isso vai acontecer, ele se previne gravando na SWAP. Mas podemos definir a frequência para isso. Note que nem todos concordam com esse controle, mas como já disse antes, é apenas uma sugestão.
Digite o comando abaixo e veja sua saída:
# cat /proc/sys/vm/swappiness
Tome o resultado e diminua seu valor. Por exemplo, se o valor for 20, diminua para 10, e seu Ubuntu deverá ficar mais rápido. Você pode fazer isso usando a linha de comando, mas isso terá efeito temporário. Para tal diminuição ficar gravada e iniciar já no boot, altere o arquivo
/etc/sysctl.conf. Procure a linha com a opção
vm.swappiness e mude para 10, por exemplo.
Segunda sugestão: altere o arquivo
/etc/hosts. Esta alteração é bem simples, mas provavelmente será sentida quando você abrir seus programas. Primeiro você precisa saber qual o hostname da sua máquina. Poderá conferir isso quando abrir o terminal. O hostname aparece antes do "$" do terminal. De qualquer forma você poderá ter certeza usando o comando
hostname:
hostname
maquina-ubuntu
No exemplo acima, o hostname é "maquina-ubuntu. Agora acesse o arquivo /etc/hosts e altere o arquivo. Eu uso o editor
nano, mas você pode usar o que quiser:
# nano /etc/hosts
No arquivo, altere de:
127.0.0.1 localhost
127.0.1.1 maquina-ubuntu
para:
127.0.0.1 localhost maquina-ubuntu
127.0.1.1 maquina-ubuntu
Claro que onde você vê acima "maquina-ubuntu", deverá usar o hostname de sua máquina.
Terceira sugestão: diminua o número de terminais. Como quase toda distribuição
Linux, o Ubuntu dispõe de vários terminais acessíveis com a combinação de teclas CONTROL+ALT+[F1-F6]. Se você não usa esses terminais com frequência, diminua seu número e economize alguma memória.
Para desabilitar os terminais 3 a 6, use o comando abaixo.
# sed -i "6,7s/^start/stop/g" /etc/event.d/tty[3-6]
Sugiro que deixe os terminais 1 e 2 funcionando, para uma eventual necessidade (problemas no X etc).
Quarta Sugestão: desabilite serviços desnecessários. Por questão de "generalização", o Ubuntu possui muitos serviços que iniciam automaticamente. Muitos desses você não precisa, então elimine. Não entrarei em detalhes de como fazer isso, pois basta uma pesquisa rápida no Google ou no próprio VOL. Abaixo, alguns serviços que provavelmente um usuário mediano pode desabilitar sem medo.
- apache
- apmd
- identd
- ip6tables
- iptables
- isdn
- nfs
- postfix
- sendmail
Estas são apenas algumas sugestões, possivelmente as mais simples. Se quiser realmente deixar o Ubuntu mais leve, troque programas mais pesados por outros mais leves. Se quiser mais velocidade ainda, comece a instalação do sistema com o básico, talvez o Ubuntu Server, e depois instale apenas os programas necessários. Mas isso fica para outra hora.
Até a próxima dica.