Faz um tempo que acompanho o VOL, tem diversas dicas e hoje, quero dar minha contribuição.
O Debian é uma distro muito boa, mas o que uma parte do usuários dizem, é que faltam certos pacotes que, por ventura, existem no Ubuntu, principalmente por o Ubuntu usar os PPAs. Mesmo tendo como usar alguns PPAs no Debian, descrevo um modo de usar muito mais coisas no Debian além dos PPAs: os próprios repositórios do Ubuntu!
Antes de tudo, quero dizer que esse tutorial foi testado no Debian testing/Jessie, deve funcionar bem no Whezzy também. Siga tudo que tiver descrito para que não quebre seu sistema.
1. Adicione os repositórios do Debian testing ou Whezzy, para os que querem viver no limite e usam o Sid/unstable, também funciona!
Em sua sources.list, adicione apenas se tiver usando o Debian testing, mude onde tem testing pelo codinome do seu Debian ou pela versão. O próprio site do Debian dá essa dica, exemplo: whezzy ou stable, testing ou jessie e sid ou unstable.
#### Debian Testing Repos
deb http://ftp.br.debian.org/debian testing main contrib non-free
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian testing main contrib non-free
#### Debian Updates
deb http://ftp.debian.org/debian/ testing-updates main contrib non-free
deb-src http://ftp.debian.org/debian/ testing-updates main contrib non-free
#### Debian Security Repos
deb http://security.debian.org/ testing/updates main contrib non-free
deb-src http://security.debian.org/ testing/updates main contrib non-free
Salve e feche. E dê um:
# apt-update # apt-get dist-upgrade
Assim, vocês baixaram todos os novos pacotes!
2. Agora, abra novamente a sources.list e adicione os repositórios do Ubuntu, eu estou a versão Trusty 14.04 LTS. Prefira usar os LTS e caso use o Debian Whezzy, use os do 12.04 LTS.
#### Ubuntu Main Repos
deb http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ trusty main universe multiverse
deb-src http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ trusty main universe multiverse
#### Ubuntu Update Repos
deb http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ trusty-security main universe multiverse
deb-src http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ trusty-updates main universe multiverse
deb http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ trusty-updates main universe multiverse
deb-src http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ trusty-security main universe multiverse
Salve e feche.
Agora vem a mágica, nada mais que um APT híbrido:
3. Editando o "preferences" e adicione:
Lembre-se de que se você não estiver usando Debian testing, mude o testing pelo codinome do seu Debian, igualmente o do Ubuntu:
[2] Comentário enviado por ygorlinuxsempre em 13/08/2014 - 09:40h
[1] Comentário enviado por clodoaldops em 13/08/2014 - 07:44h:
"Essa dica poderia funcionar no LMDE que é baseado no Testing ????"
Pode sim, porem fica o dica que pode remove o cinnamon se você estive usando ele! se for fazer isso, vá direto para a dica 2, e em apt.conf
creio eu que deve mudar "testing" por "linuxmint" qualquer duvida a mais posso tenta ajuda!
[4] Comentário enviado por removido em 13/08/2014 - 13:12h
Izaias, a equipe do LM está num caminho sensato: LMUE baseado no Ubuntu-LTS e LMDE baseado no Debian Stable.
Apesar do LMDE-2014 ainda ser baseado no Testing ,el é bastante estável e mais leve que LMUE.
P/ novatos o LMUE ainda é minha opção, pq no LMDE temos que recorrer mais às linhas de comando principalmente no que se refere aos drivers proprietários e alguns programas básicos como Skype.
[5] Comentário enviado por dzm_linux em 18/08/2014 - 09:29h
Amigo Ygor,
Não quero gerar nenhum flame war ou coisa parecida.
Mas, eu gostaria de entender, qual é a vantagem de eu ter um sistema que parece ubuntu, tem gosto de ubuntu, tem cheiro de ubuntu, mas é debian?
O que eu quero dizer é o seguinte: se o Debian tem os seus pacotes em versões mais antigas, ou as vezes não possui o pacote que queremos, isso tem uma razão de ser!
Veja que não estou desmerecendo de forma alguma o Ubuntu, ou o Linux Mint, por exemplo, mas essas são distribuições mais voltadas para usuários finais, que procuram justamente por programas mais atualizados, enquanto que o Debian já é mais voltado para servidores, onde a estabilidade e segurança são os pontos-chave.
Decididamente, misturar pacotes de uma distribuição com os pacotes de outra, com versões muito diferentes, pode e vai, causar instabilidade no sistema.
Se o gosto é ter acesso a todos os programas, nas suas últimas versões, utilize ubuntu
Se o gosto é justamente ter essas facilidades, mas utilizar debian, prefira usar o debian sid (ou unstable)
Apesar do nome 'instável', não é tão arriscado usar ele, como diz a lenda kkk
Além do mais, pelo que sei, o ubuntu se baseia nos repositórios do debian sid.
Novamente, não quero gerar polêmica, mas apenas incentivar o debate de posições distintas
[6] Comentário enviado por xerxeslins em 18/08/2014 - 15:08h
Parabéns ao autor :)
Eu curti essa dica! Embora eu não seja usuário de Debian, eu gostei. Com uns arrumadinhos, mais textos explicativos, virava um artigo fácil. Ainda dá tempo de fazer isso se quiser. Essa dica continua publicada, e você faz um artigo dela que também seria publicado, para dar mais visibilidade.
Como conteúdo extra, se for fazer dela um artigo, seria bom (sugestão, apenas) acrescentar um parágrafo explicando seus motivos pessoais de fazer isso, o que responderia, também, a questão (muito pertinente) levantada pelo usuário dzm_linux.
O usuário zezaocapoeira criou uma dica muito interessante sobre instalar Gentoo dentro do Slackware, e depois reenviou a mesma como artigo (só que com mais texto e mais vídeo e com esclarecimento , etc).
Minha opinião sobre esse procedimento da sua dica (Ubuntize o Debian):
Linux tem dessas coisas. Concede essa liberdade para "brincar" com o sistema. Ninguém precisa ficar restrito ao propósito de uma distribuição. Exemplo: "ah, eu quero Linux para desktop, então só vou olhar para Ubuntu e Mint". Não. Você pode olhar para outras distros mais complicadas e dizer "tô a fim de configurar um desktop". Os motivos podem ser vários, inclusive diversão e satisfação pessoal. O usuário albfneto já publicou artigos onde ele mostra experiências de pegar uma distro e modificar, até transformar em outra. Não cabe aqui julgar qual é a necessidade "profissional" disso, mas entender que se pode, e quer, então se faz. Existe flexibilidade no Linux, basta saber como usar. E o processo não deixa de ser uma experiência.
"Ubuntizar" o Debian parece ser legal. Quer dizer, o usuário pode querer ter Debian como distro principal e ter acesso apenas a alguns pacotes do Ubuntu. Não quer o Ubuntu inteiro.
Por fim, "Ubuntizar" o Debian soa engraçado também por um outro lado, pois o Ubuntu, ao meu ver, não deixa de ser Debian, apesar de ter outros repositórios, um ambiente gráfico "único" e uma visão política diferente.
[8] Comentário enviado por ygorlinuxsempre em 18/08/2014 - 22:57h
Bem primeiramente obrigado pelos comentários, respondendo em geral todas as perguntas e acrescentar algo mais. Eu usei o ubuntu um bom tempo inicie nele para ser mais exato, O debian é uma ditro magnifica atualmente uso o debian testing que por sinal esta muito boa, usando a dica que postei, não tive nenhum problema, que por sinal esta estável e com tudo novo, Eu não quero torna o debian o ubuntu mais sim ter tudo e muito mais, o que o ubuntu tem, eu pretendo fazer mais dicas do gênero! Pretendo criar uma serie de artigos envolta do debian, sei que o debian é fácil, mais que tal deixa ele ainda mais fácil e acessível. Quanto o nome da dica realmente ficou estranho kkkkkk, mais a ideia e trazer como eu disse a facilidade para o ele, assim que tive com um tempo, sugerido pelo usuário "xerxeslins" irei transformar em um artigo e sim explicando coisas a mais como uma explicação de grande entendimento e com fotos também. Enquanto ao debian sid, eu usei e realmente é ótima opção para se ter todos os pacotes atuais como também o testing que nem demora muito para os novo pacotes cair nele, 2 ou 3 dia no máximo, mesmo o ubuntu sendo baseado no debian sid/unstable ele acaba sendo o testing com um demora de semanas para atualizações, pois vejo que grande parte dos pacotes no sid e ate mesmo no testing estão bem mais atualizados do que no ubuntu. Mais eu estou aberto a sugestões boas ou ruim.