Dando continuidade à dica anterior, descobri um recurso interessante que me fez escrever outra dica. Deve funcionar bem para modems
D-Link.
Como sabem, o D-Link tem maiores dificuldades para ser configurado via browsers que não sejam o Internet Explorer (lentidão, incompatibilidade etc). No Firefox, por exemplo, os usuários podem observar uma grande lentidão ao carregar a página inicial.
Entretanto, o teste do modem não altera nenhuma configuração, e portanto deve ser compatível com quase todos os navegadores. Apesar disso recomendo estritamente um navegador que seja rápido com o D-Link, pois ele faz cerca de 9 testes na conexão (o modelo DSL-500g). Para se ter idéia, cada teste pode ser realizado em menos de 30 segundos, mas usando um navegador como o Firefox, cada teste pode demorar até 3 minutos!
Vamos ao teste: acesse o modem pelo seu navegador (lembrando a recomendação acima) e faça o login. Nas pastas da esquerda que aparecerem, vá em Admin / Diagnostics.
Clique em "Submit" para iniciar os testes. Aqui está a legenda do diagnóstico:
- Unknown: ainda não foi testado;
- Pass: está tudo ok;
- Error/Fail: problemas (clique em "Help" para detalhes);
- N.A: nada a testar nessa seção.
Por exemplo, recentemente meu modem estava com um problema: ele exibia somente algumas páginas da net, e outras não exibia nenhuma figura. Não estava exibindo o VOL, inclusive.
Depois desse teste acima, ocorreu uma falha. Cliquei em "Help" pra saber o que era, e me indicou um problema de DNS. Daí foi só acessar Home / Quick Configuration e setar o DNS primário e secundário para 0.0.0.0
Obs: antes de alterar qualquer coisa no modem, anote as configurações antigas, caso queira reverter o processo.
É isso aí pessoal, espero que essa dica tenha ajudado.