Nesse pequeno texto mostrarei como instalar os temas do
IceWM na marra!
O IceWM é um dos gerenciadores de janelas leves do
Linux, possui uma interface gráfica um tanto quanto pobre, mas que pode ser melhorada através da instalação de temas. É o meu WM favorito (depois do
KDE), pois é leve e tem as características da GUI do KDE, do GNOME e até mesmo do Windows, porque tem o menu iniciar e os botões na barra de inicialização rápida, o que pode economizar um tempo no uso do micro.
Onde baixar os temas?
Eu encontrei um site bem legal:
Ele tem temas para vários gerenciadores de janelas do X. O nosso caso é o IceWM. Selecione o tipo de gerenciador (IceWM no nosso caso) e entre na página de temas. Logo abaixo serão listados os 25 temas mais populares. Você pode escolher o que você quiser.
O que fazer com o arquivo tar.gz q eu baixei?
Pronto, você deve ter baixado um arquivo tar.gz contendo tudo o que o seu novo tema precisa (imagens, papel de parede - se tiver -, botões e arquivos de configuração). Descompacte esse arquivo no seu diretório pessoal, por exemplo.
Como root, copie diretório criado criada para /usr/share/iceWM/theme:
$ su
Password:
Copie a pasta com o tema:
# cp /home/mario/tema /usr/share/icewm/theme/ ("tema", no caso, é o nome do diretório que contém o seu tema)
Editando o arquivo ~/.icewm/theme
Edite o arquivo theme no seu diretório pessoal:
$ vi ~/.icewm/theme
-Aparecerá uma tela mais ou menos assim:
#Theme="NOME_DO_TEMA/default.theme"
##Theme="NOME_DO_TEMA/default.theme"
###Theme="NOME_DO_TEMA/default.theme"
####Theme="NOME_DO_TEMA/default.theme"
Digite "i" (de insert) para editar o arquivo. No final dele insira a linha:
Onde:
- #: o número de # (cerquilhas ou jogos da velha, tanto faz) deverá ser maior que o da última linha. Por exemplo, em nosso arquivo de exemplo acima, tinhamos 4 registros, ou seja, o último elemento tinha ####. O próximo então deverá ter 5 #, ou seja, #####;
- NOME_DO_TEMA: é o nome do diretório que você copiou para /usr/share/icewm/themes;
- default.theme: é o arquivo de configuração do seu tema. Eu nunca vi um tema que o arquivo *.theme fosse diferente de "default.theme", mas vale a pena conferir no diretório. Se o arquivo *.theme possuir outro nome, coloque o que está lá.
O seu tema está instalado! Basta ir agora no menu iniciar, temas, e ver se está lá o seu novo tema instalado. Se você seguir esta dica direito, ele estará lá, mas senão, você errou em alguma coisa (hauhauhuahuahhuaha!).
Qualquer dúvida, me mande um e-mail (marionmaiden@gmail.com).
Um abraço pra todos!