Olá!
Esta dica foi testada no
Fedora 19 Xfce Spin 64-bit, e mostra como instalar e usar a versão Steam, via
Wine, para rodar jogos feitos para Windows. Caso use
Ubuntu, adapte o comando, o nome do pacote é o mesmo.
Como já devem saber, caros pinguins, a
Valve criou uma versão da
Steam para GNU/Linux.
Muito bom! Mas, seria melhor se mais jogos disponíveis para Windows fossem portados para
GNU/Linux. Enquanto isso não acontece, o número de jogos nativos para Linux continua bem inferior em relação ao número de jogos para Windows.
A Steam para GNU/Linux só oferece jogos para GNU/Linux, desde que os mesmos sejam NATIVOS para GNU/Linux. E o que quer dizer isso? Quer dizer que nós, pretensos pinguins gamers, usando Steam para GNU/Linux, não temos acesso aos jogos que funcionam via
Wine!
O jogo
Super Crate Box, por exemplo, não funciona nativamente no GNU/Linux, por isso, nós não podemos baixá-lo e jogá-lo usando Steam para GNU/Linux. Mas esse jogo, via Wine, funciona no GNU/Linux, sim!
Lembram do
Humble Bundle? Houve uma vez que eles disponibilizaram
Super Meat Boy para GNU/Linux, mesmo o jogo não sendo nativamente compatível com GNU/Linux. Como isso foi possível? Via Wine!
Obs.: recomendo esta dica para quem quer jogar
Super Meat Boy no GNU/Linux:
Portanto, creio que não todos, mas pelo menos alguns jogos SEM versão para GNU/Linux que estão na Steam, podem ser jogados no GNU/Linux se usarmos Wine. Sim, isso mesmo, vocês já devem ter sacado que é preciso ter DUAS aplicações Steam: uma nativa para GNU/Linux e uma instalada via Wine para rodar jogos do Windows.
Primeiramente, instalemos o
PlayOnLinux:
sudo yum install playonlinux
Após a primeira vez que abrirmos o PlayOnLinux, ele será atualizado. Depois, basta buscarmos por
steam e instalarmos o aplicativo!
Usando o Steam instalado dessa forma, ele suportará alguns dos jogos para Windows.
Abraço!
Outra coisa interessante é que pra alguns jogos cuja engine é open source, você pode comprar o jogo pelo steam e depois usar os arquivos de dados (mapas, sons, etc..) em uma versão portada para linux.
Os que eu conheço que dá pra fazer isso são os jogos da série DOOM (1, 2, 3, e 3 BFG), o Duke Nukem 3D, e se não me engano o Quake I (o Quake 4 tem versão para linux mas não sei se funciona com os arquivos do Steam).
obs.: O port do doom 3 bfg que eu testei aqui (https://github.com/RobertBeckebans/RBDOOM-3-BFG) ainda tem alguns problemas (vídeos no pda não aparecem, fica só o som, o jogo começa com um item que você não deveria ter, e alguns outros), mas nada que impeça ou atrapalhe muito a jogabilidade.