Você possui um Cyber Cafe ou até mesmo uma Lan House movida a
Linux e já se deparou com algumas reclamações de usuários com respeito ao IM aMSN, que sempre grava o último log registrado e por muitas vezes, esses usuários acabam até sem querer também salvando sua própria senha na máquina em que utilizaram. O problema começa aí, um outro usuário acaba logando no aMSN e fica com imagem e texto de exibição do usuário anterior.
Isso foi o que aconteceu com uma pessoa que requisitou meus serviços e então eu bolei um jeito simples e objetivo que acabou virando dica para o VOL, segue abaixo a solução.
Crie um arquivo texto sem extensão alguma, no meu caso para simples teste o arquivo se chama "bsh" e inclua seu conteúdo que segue abaixo:
#!/bin/bash
var1=`cat /home/CYBERCAFE/.amsn/profiles | wc -l`
sed -i ""2,$var1""d /home/CYBERCAFE/.amsn/profiles
/usr/bin/amsn
Agora preste atenção no diretório CYBERCAFE, pois, você deverá substituir para o usuário geral da lan ou máquina onde seus usuários logam. Feito isso, acesse como "root" o diretório onde você criou o arquivo e mova-o para o diretório de execuções de nosso querido "OS", da seguinte maneira:
# mv -rf bsh /usr/bin/
Logo após, dê autorização de execução para nosso pequeno patchzinho, assim:
# chmod +x /usr/bin/bsh
Pronto, agora é só chamá-lo criando um lançador específico para esse arquivo e adicionar o mesmo ícone do aMSN, siga o padrão do seu ambiente gráfico.
NOME: aMSN
COMANDO: bsh
COMENTÁRIO: MSN Messenger for Linux
SEM ÍCONE: escolha o do aMSN ou aquele que desejar.
Todas as vezes que executar o aMSN utilizando este lançador, ela abrirá sem nenhum log registrado.
Espero que está dica seja de grande ajuda para a comunidade.
Viva o Linux, Viva a Liberdade!
Olá. Estou usando a sua dica, porém, algumas vezes continua gravando foto e mensagem pessoal. Não é sempre, mas acontece uma vez ou outra.
Fiz tudo corretamente, como explicado acima. Criei o arquivo, mudei o nome de usuário para o usuário geral, salvei no diretório /usr/bin, dei permissão para execução e criei o lançador na área de trabalho conforme explicado. O que pode estar acontecendo?
Utilizo o Ubuntu 10.04 e o aMSN 0.98.3.