Porque Utilizar o Void Linux

Publicado por Glaulher Ramalho Medeiros em 17/12/2019

[ Hits: 12.069 ]

 


Porque Utilizar o Void Linux



O Void Linux é um sistema operacional de uso geral, baseado no kernel monolítico Linux. Seu sistema de pacotes permite que você instale, atualize e remova rapidamente softwares. Não é um fork ou uma perfumaria!

O Void Linux é uma distribuição independente, desenvolvida inteiramente por voluntários. Não é uma modificação de uma distribuição existente. O gerenciador de pacotes e o sistema de compilação do Void, foram escritos do zero.

Liberação de rolamento, instale uma vez, atualize diariamente. Seu sistema estará sempre atualizado. Tem o runit como o sistema init e supervisor de serviço. Runit é uma abordagem simples e eficaz para inicializar o sistema com supervisão de serviço confiável.

O xbps-src pode criar compilação nativa ou cruzada para a máquina de destino e suporta várias bibliotecas C (atualmente glibc e musl). O sistema tem um "Q" de nostalgia na instalação, seguindo de perto as filosofias do Unix e do BSD, parece que estamos diante de uma distribuição de base antiga, como o Slackware e o Debian (netinst).

Apesar de simples, o instalador não é complicado, além de existir vídeos e blogs com os passo a passo do mesmo. Instalado, percebe-se um sistema moderno, Void é uma distro simples, mas isso não impede de trazer alguma inovação.

Foi a distro (8 meses após o Fedora) a adotar o systemd e, em 2014, começou a migrar para o runit em seu lugar, também utiliza o libreSSL ao invés do openSSL e há ISO com Musl e ISO com Glibc, provando que a distro não tem medo de experimentar o novo, mantendo suas raízes.

Com o sistema instalado, é possível notar um sistema leve, que consome pouco, eficiente e como o próprio nome já diz: "vazio", poucos programas instalados. Portanto, ótimo para quem quer instalar apenas o que usa, o runit se mostra rápido e, apesar das maiorias das distros utilizarem systemd, que creio ser um facilitador para os sysadmin, não que o runit não poderia ser utilizado em servidores, apenas que o systemd é adotado em sua maioria por conta da grande base de distros. Nos desktops para uso doméstico, o systemd não é tão necessário assim, consome mais recursos da máquina, sem um grande benefício ao usuário comum.

O delay das atualizações é muito bom, vários programas nos repositórios, tudo atualizado de fácil instalação.

Alguns comandos básicos e seus semelhantes na base Debian:
Linux: Porque utilizar o void linux
Para mais comandos, visite: Rosetta stone - Void Linux Wiki

Link para download da ISO:
Fontes:
Outras dicas deste autor

React não recarrega a página ao salvar no Linux [Resolvido]

Resolvendo tearing com o picom

Manutenção: dando uma faxina no Void Linux

Rofi no Void Linux - Menu para desligar e reiniciar o i3WM

Leitura recomendada

Fazendo backup na nuvem com: 4shared + webdav + rsync

Utilizando comando bg

Configurando o X Window System

Ubuntu, Xubuntu e Kubuntu - tudo em um

Enviando e-mail com Python e autenticação no SMTP pelo Linux

  

Comentários
[1] Comentário enviado por Tio_do_Toldo em 18/12/2019 - 10:26h

Void enterrou o Arch Linux.

[2] Comentário enviado por rommulo9 em 22/07/2020 - 08:59h

Olá pessoal.
Sou iniciante no GNU/Linux, e pergunto se tem como substituir totalmente o systemd pelo runit no Kubuntu 20.04 LTS, mantendo o suporte ao driver nVidia GeForce GT 620M, e se possível ao Wayland.

[3] Comentário enviado por Minions em 31/08/2024 - 20:07h

O único problema é a forma de instalação de programa no Void.

Ex: Se vc usa programas que não estão no repositório oficial tem que usar a tal pasta void-packages que ocupa muito espaço... atualmente aqui esta com 3GB.




Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts