Padrao Aberto de Documentos - uma grande chance de liberdade - E viva o Linux!
"Por que nós amamos a liberdade!" nós já sabemos, mas temos muitas chances de mais liberdade.
Atualmente o assunto está em torno da adoção de um Padrão Aberto de Documentos o ODF (open document format). A Microsoft está tentando convencer o padrão openxml. (leiam sobre isto, é muito importante)
Se conseguirmos que o ODF seja aceito (mundialmente, porque não?), então vamos ver como a coisa fica.
1) Independente do aplicativo o formato é único, universal, e pode em qualquer época ser aberto por qualquer aplicativo, pois este saberá o histórico de informações sobre o formato.
2) Independente de S.O. e de aplicativos proprietários. Todos terão que fornecer suporte ODF.
3) Com a conexão da internet cada vez mais rápida, quem se preocuparia de imediato instalar algum "office" específico se até pela internet encontraremos diversas opções de "office on-line (jogos etc...)" que resumirão sempre no mesmo formato?
4) O foco mudaria - minha previsão - para aquele "live CD", pendrive, S.O. rodando na RAM (ex.: DSL) que é só ligar o computador na rede e em poucos minutos já poderemos ler e escrever nossos documentos, mesmo sem ter o "office" instalado.
E nisso o Linux está sendo o melhor. Portanto se estamos com a vantagem, o momento é agora. Pesquisem, informem-se, defendam o padrão aberto (livre) de documentos. E que isto seja estendido para todos formatos: áudio, vídeo, gráficos, etc., que ainda vamos um dia falar assim "adeus codecs FDP."
FDP = formato do proprietário - pensaram o quê, hein?"
[1] Comentário enviado por Tulio Hoffimann em 08/04/2008 - 16:12h
Legal sua dica Ario, eu vou procurar me informar melhor a respeito do ODF até por que eu não tinha nem idéia de que essa discussão existia...
e vou procurar ver se existe algum modo de contribuir para a aprovação do ODF.
[4] Comentário enviado por landex em 10/06/2010 - 08:38h
Acho bem interessante, se eu não me engano começou com o Open Office né ? É como já é norma em breve não teremos mais problemas em abrir um arquivo no OO, ou no MSO.