A versão 11.2 do
openSUSE veio com novidades muito boas para iniciantes em Linux. Uma delas, é a possibilidade de se usar esse sistema através de um pendrive da mesma forma que se usa um liveCD.
Assim, o usuário, de posse desse pendrive, poderá usar seu openSUSE em qualquer computador que suporte boot via USB (e a maioria dos computadores hoje suportam esse recurso). A vantagem é poder salvar arquivos no pendrive, facilitando a vida do usuário, além de ser um recurso bastante útil para instalarmos o openSUSE em netbooks, por exemplo.
Apesar de não vir com uma ferramenta gráfica para efetuar esta tarefa, podemos usar um pendrive para inicializar e até mesmo instalar o openSUSE em um computador de uma maneira muito fácil, apenas necessitando a digitação de poucos comandos no terminal.
Para isso, proceda da seguinte maneira (antes de prosseguir, recomendo verificar o manual da placa-mãe para descobrir se a mesma oferece suporte à inicialização por dispositivos USB e a maneira correta de se configurá-la).
Baixe uma imagem do LiveCD do openSUSE (KDE ou Gnome) no seu diretório Downloads.
Pegue um pendrive de no mínimo 1GB e faça backup de qualquer arquivo que esteja nele (nesse processo, será apagado todo e qualquer arquivo existente no pendrive).
Acesse o terminal do
Linux (Início > Terminal).
Logue-se como root (digite "su" e pressione enter; em seguida, digite a senha definida para o root e pressione enter). Veja que a cor do usuário no terminal muda para indicar que agora os comandos serão executados com privilégios de administrador.
Acesse a pasta Downloads usando o comando "cd Downloads" e depois enter (como descrito na imagem abaixo).
Digite o seguinte comando:
# dd if=imagem.iso of=/dev/sdX bs=4M
Onde imagem.iso deve ser substituído pelo nome do LiveCD baixado e sdX deve ser substituído pela identificação do seu pendrive.
Para saber qual é essa identificação, com o pendrive conectado no computador, digite no terminal o comando:
# fdisk -l
O resultado aparecerá na janela do terminal. Veja a imagem abaixo que mostra o resultado do comando fdisk e na outra imagem o resultado do comando dd. O pendrive, nesse caso, é o ultimo da lista, sendo o dispositivo /dev/sdc1.
O comando, neste exemplo, ficaria assim:
# dd if=openSUSE-11.2-KDE4-LiveCD-i686.iso of=/dev/sdc bs=4M
Pressione Enter e aguarde o término da cópia dos arquivos da imagem iso para o pendrive. Esse processo leva algum tempo dependendo do computador de onde está sendo executado.
Terminado o processo, reinicie o computador e configure a BIOS para que ele inicie pelo pendrive (dispositivo USB).