Melhor escolha, melhor performance (banco de dados)
Bom pessoal,
A todos que procuraram algo sobre performance de banco de dados, seguem os pontos a serem analisados inicialmente:
S.O.
DB (Oracle e Informix)
Memória
Armazenamento disco (tablespaces e chunks datafile)
- S.O.: Sem discussão, o Linux/Unix ganha 25% a 50% de performance em cima do Windows. Isso se dá ao melhor gerenciamento de recursos.
Então, a quem pensa em iniciar um projeto de banco de dados, o sistema operacional mais indicado (99%) é o Linux.
- DB: Como saber qual o melhor banco de dados para sua empresa?
A resposta é muito específica de um lugar para outro. Eu recomendo o uso do Oracle e do Informix, por questão de suporte e produto. São, sem dúvidas, os melhores banco de dados do mundo.
Cabe ir ao fundo e ver qual banco de dados se encaixa melhor na sua aplicação.
- Memória: Qualquer banco de dados, usa o sistema de buffer para armazenamento em memória das informações, sendo assim, muito mais rápido o acesso as informações.
Aconselho sempre utilizar na parametrização dos recursos de hardware para banco, 40% de memória para o banco, deixando assim 60% para o S.O. e outras aplicações.
Memória é um fator muito importante em se tratando de performance.
- Sistema de armazenamento: Quando falamos no sistema de armazenamento RawDevices, significa que não passará pelo sistema de gerenciamento do S.O. (Linux ou Windows), ficando assim um acesso direto do Banco até o disco.
Aproximadamente se tem um ganho de 30% performance utilizando este sistema.
Então, caso você esteja em dúvida, aí vai uma continha simples:
WINDOWS ou LINUX?
DATAFILE ou RAWDEVICE?
Se você optar pelo Linux com RawDevice, tenha certeza que ganhará no mínimo 40% de performance sobre a oposta situação.
[1] Comentário enviado por albertguedes em 09/02/2008 - 18:59h
Apesar de ser um dos muitos interessados neste assunto, eu queria dar umas ressalvas construtivas pra você.
Uma é que isso realmente daria um bom artigo, se você tiver disposição e dados a mão, todo mundo ia adorar.
O fato disso é que você colocou muito pouco detalhe e muita pouca explicação sobre os pontos que você abordou, talvez sua pretensão fosse realmente economizar para ser apenas uma dica, mas como deu pra perceber, não dá pra falar em "escolha de performance de db" sem entrar em detalhes.
Gostei muito de sua iniciativa Felipe, e creio que você tenha um bom conehcimento para falar mais sobre isso, você só pecou em tentar colocar isso numa simples dica, deixando a mesma pobre e meio que tendencioso, pois se Linux é melhor que Windows, Oracle é melhor que Informix, você tem que provar isso mostrando numeros e relatorio de teste, se não, será mais um fanático puxando brasa pra sardinha do Pinguim em vez de um profissional.
Então é minha sugestão Felipe, faça um artigo detalhado sobre isso que será bem mais agradável pra todos. E fica meu voto pela iniciativa.
Abraços.
[3] Comentário enviado por felipe_pepii em 13/02/2008 - 14:24h
Opa, brigado pelos comentarios,
Concordo que deveria implementar mais detalhes, mas o tempo estava curto entao deixei superficial e como apenas dica. Prometo publicar um artigo com detalhes, relatorios e por ai vai....
[6] Comentário enviado por andremilke em 18/09/2017 - 14:39h
Boa tarde Felipe,
Vi o seu numero no post 25% a 50% melhor performance que o windows. De onde vem esse dado?
Nós utilizamos informix, com windows aqui e pretendemos criar um novo servidor para o banco. E aí está uma oportunidade para colocarmos ele no Linux.
Contudo, preciso de algum benchmark ou algo assim para comprovar que essa é a melhor opção para a gerência e demais colegas.
Você possui um benchmark de comparação de performance entre windows e linux, rodando o informix? Algo que possa endossar estes 25% a 50%?