Lxde na prática

Publicado por Kevin-Moc em 22/03/2010

[ Hits: 20.771 ]

 


Lxde na prática



Há bons e ótimos artigos sobre o Lxde no VOL, mas nenhum na minha opinião mostrou o ambiente na prática como eu gostaria de ver, mesmo o apresentando muito bem. Concordo que para conhecê-lo é preciso mesmo prática, mas para quem ainda não arriscou instalar, vai mais uma amostra do ambiente.

O artigo Conhecendo o LXDE apresenta os aplicativos do ambiente Lxde, sua instalação, inclusive por compilação e também como alterar o gerenciador de janelas, que por padrão é o Openbox.

Outra dica que recomendo a leitura é a Xubuntu + Lxde, a única ressalva que faço é que no meu caso utilizo o Debian GNU/Linux e, embora com isso tenha mais trabalho para configurar e instalar as coisas que nos *buntu's, no Debian os programas vem em suas configurações padrões, o que acaba tendo um desempenho um pouco melhor, mas Xubuntu e seus aplicativos com ambiente Lxde dão uma combinação muito boa.

Outro bom artigo é o Ambiente gráfico LXDE, vou colocar o link já para a segunda parte do artigo, recomendo inclusive, caso já tenha lido os anteriores, começar a leitura na parte de configuração. Apresenta os objetivos do ambiente, a configuração do Lxde, adição de aplicativos para início automático, alteração do gerenciador de login e adição de temas ao ambiente.

Embora na maior parte dos casos os ícones sejam criados automaticamente, nem sempre é assim e como o LXDE não tem por padrão um editor de menu, basta que seja criado um atalho na estrutura padrão do freedesktop.org, que é um padrão para os ambientes gráficos.

Basta que o arquivo fique no caminho: /usr/share/applications. Os ícones geralmente ficam no /usr/share/pixmaps/programa.xpm, em sua maioria no formato .xpm

Para maiores detalhes, um boa dica explicando a estrutura dos atalhos é:
Existe também programas que criam os atalhos automaticamente, no KDE e Gnome, só não testei o programa Alacarte no LXDE, mais explicações no artigo:
Para que um programa execute automaticamente ao logar no sistema adicione o comando no arquivo: /etc/xdg/lxsession/LXDE/autostart

Uma observação interessante que me incomoda ao rodar qualquer LiveCD com LXDE em máquina virtual pelo Virtualbox é que o sistema automaticamente ajusta a resolução da tela e parece ter uma incompatibilidade entre o ajuste manual e o VirtualBox, acredito que no Vmware deva funcionar.

Para ajustar a resolução de tela use o comando:

# xrandr -s 1024x768

No meu caso eu coloquei o comando no arquivo acima para executar ao logar no sistema.

Porque LXDE?

Um ambiente leve, rápido e funcional. Porque tenho uma cultura de outro sistema operacional e gosto do layout com uma barra de ferramentas embaixo, um menu com os programas e o relógio do lado direito da tela, além de alguns atalhos de teclado que aprendi e aqui também me são úteis.
Win+E, abre o gerenciador de arquivos (PCMan). Suporta abas, facilitando a cópia de arquivos entre 2 ou mais pastas, monta pendrives automaticamente, desmonta apenas com botão direito e também a função de buscar arquivos. Ctrl+Esc abre a lista de aplicativos.
Posso configurar o painel do sistema de acordo com minhas necessidades, adicionei um monitor de rede só para minha conexão 3G da Claro. Ao conectar ele já monitora a conexão. Tenho também um monitor do processador, controle de volume do sistema e relógio digital. Posso adicionar também monitor de bateria e luzes do teclado por exemplo.

Conclusão

O restante fica por conta da seleção de programas leves para acompanhar a sistema.

Segue um screenshot com a lista de alguns jogos que tenho aqui.
Acabei de instalar o Scrot para capturar as telas.

Comentem suas experiências com a ambiente.

Abraços a todos.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Instalar Nvidia FX5200 no Debian ETCH

Vivo no Linux com Aiko 82d

Instalando uudecode

Alterar tema do GDM no Ubuntu 9.10

Instalação e uso do SUDO no Debian

  

Comentários
[1] Comentário enviado por gustavo.x4ids em 01/04/2010 - 18:05h

Olá brother... sou iniciante no linux e escolhi a destribuição Ubuntu para começar... aprendi algumas coisas e me interessei pela proposta de versões "buntu" mais leves com ambiente graficos sem mtos efeitos como Lubuntu e Xubuntu... testei ambas e tive mta dificuldade(e até agora nao descobri) como enxergar pcs em rede Windows... decidi quebrar a cabeça com o Lubuntu q me agradou os recursos oferecidos e vem com o LXDE como base... gostei mto do LXDE tirando esse fato de nao conseguir sequer enchergar outros computadores na rede...

tenho um servidor de arquivos Windows e pelo Lubuntu nao consigo vê-lo...
consigo me conectadar com o Lubuntu na internet por ele normalmente e inclusive meu pc "pinga" outros IPs tb...

li algumas coisas sobre nao conseguir pelo "pcman" ter acesso a pastas compartilhadas, mas nao encontrei nenhuma solução...

o mais proximo q consegui de fazer foi ter o Ubuntu instalado em uma máquina com o gnome e instalar o ambiente gráfico LXDE, ai depois iniciei a sessao com o LXDE e criei um atalho para abrir com o Nautilus... assim eu conseguia acessar a rede e os pcs windows....
mas oq eu quero fazer mesmo é uma instalação limpa do Lubuntu e poder acessar os arquivos na rede...

tem como? alguem pode me ajudar?

obrigado.

[2] Comentário enviado por Kevin-Moc em 02/04/2010 - 16:50h

Da uma lida no:
http://www.guiadohardware.net/dicas/acesso-windows-samba.html

Nesse caso o que deve estar acontecendo é que o Nautilus tem o cliente samba integrado e o Pcman não.

[3] Comentário enviado por Kevin-Moc em 02/04/2010 - 17:23h

Um detalhe, a integração com o cliente samba com o Pcman já funciona desde a versão 0.9.3 atualmente estou usando a versão 0.5 no Lenny

Da uma lida nessa dica também, o gigolo pode resolver o seu caso.

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Gigolo-alternativa-para-montar-shares-do-Samba



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts