Como sabem, LXDE é um ambiente leve que não tem gerenciador de janelas específico. É recomendado o uso do Openbox por sua excelente compatibilidade, além de ser leve. Porém há uma opção que na minha opinião é melhor que que o Openbox. É o gerenciador de janelas Pekwm.
O Pekwm é tão leve como os demais gerenciadores box, como o Fluxbox, Blackbox, Openbox... Ele só não tem "box" no nome. Um de seus diferenciais é que as suas configurações são mais simples de serem feitas que as configurações do Openbox e menos trabalhosa que a do Fluxbox, pois embora ambas exijam alteração de arquivos de texto, o Pekwm vem com uma pré-configuração mais completa.
Por padrão o Pekwm possui uma grande quantidade de teclas de atalho e há a inclusão do conceito de Keychains, que nada mais é que a possibilidade de um atalho do teclado servir para ativar outros atalhos.
A maioria dos seus temas imitam com perfeição temas de outros gerenciadores melhor que o Fluxbox, Openbox etc. Para visualizar alguns desses temas como Nimbus (OpenSOlaris), Clearlooks, Ubuntu, Leopard, Windows Vista, XFCE e outros), acesse: http://adrinux.wordpress.com/pekwm-themes/
Pode parecer besteira, mas em se tratando de gerenciadores leves, o Pekwm tem esse diferencial. Além disso ele tem uma compatibilidade com o LXDE tão perfeita quanto o Openbox. Digo isso, pois o FluxBox, por exemplo, não é muito compatível com o LXDE exigindo algumas alterações chatas. Mas quanto ao Pekwm, pode ficar tranquilo.
[3] Comentário enviado por felipe.facundes em 25/12/2013 - 19:29h
Meu amigo, fiz o teste e recomendo, muitos não percebem, mas o openbox é pesado e tem vários bugs. Agora, graças a esse tutorial vim a conhecer esse fantástico gerenciador de janelas, demorei a entender como se configura, atalhos e por aí vai, mas depois é só alegria, abri mão até do compiz, graças a leveza do Pekwm.