Uma instalação completa com menos pacotes/serviços exige menos recursos do sistema, menos processos sendo executados (serviços no background) e menor consumo de memória RAM. Há um ganho mínimo de desempenho também.
A presente dica irá cobrir o processo de instalação da interface
KDE do zero, ou seja, de uma instalação mínima do sistema, o chamado
expert install. Após a instalação só haverá o Core do sistema e o modo console (a famosa "tela preta"). Não estarei cobrindo aqui como usar o modo console.
O primeiro passo, após o reboot da instalação, será checar os espelhos do
Debian e confirmar se a rede está funcionando. Tudo certo? Vamos lá, então.
Partindo do modo console como root, começaremos configurando o APT para automaticamente instalar somente os pacotes necessários de cada meta-pacote, sem os pacotes recomendados e sugeridos:
# touch /etc/apt/apt.conf && nano /etc/apt/apt.conf
Insira os seguintes parâmetros dentro desse arquivo de configuração, salve e feche:
APT::Install-Recommends "0";
APT::Install-Suggests "0";
Instalação do Xorg mínimo, drivers de periféricos básicos e o Pulseaudio (instalar o Pulseaudio depois da interface, pode dar problemas):
# apt install xserver-xorg-video-dummy xserver-xorg-input-void xserver-xorg-core xinit x11-xserver-utils xserver-xorg-input-evdev xserver-xorg-input-libinput xserver-xorg-input-mouse xserver-xorg-input-kbd xserver-xorg-input-synaptics xfonts-100dpi xfonts-75dpi xfonts-base xfonts-scalable pulseaudio
Agora, iremos instalar os drivers de video e rede. Sua placa de vídeo é Intel, Nvidia ou AMD? Seu driver da placa Wireless é Realtek, AMD? Descubra com o comando:
# lspci | grep -i -e VGA -e network
Os comandos abaixo irão listar os drivers disponíveis (ou joga no Google "driver tal debian package").
# apt-cache search firmware
# apt-cache search xserver-xorg-video*
No meu caso, em particular:
# apt install xserver-xorg-video-intel firmware-realtek
Chegou a hora de instalarmos o KDE mínimo. Notem que estarei instalando o gerenciador de sessões (SDDM) e NetworkManager (Plasma-NM), porque julgo que a maioria sentiria falta desses softwares. Mas é possível iniciar a interface automaticamente sem um gerenciador de sessões; e existem alternativas ao NetworkManager (eu particularmente gosto do Wicd).
Testei por várias semanas o KDE "pelado" e fui adicionando o que realmente fazia falta. Não tentem instalar menos do que isso sem saberem direito o que estão fazendo:
# apt install plasma-desktop kwin-x11 upower udisks2 sddm kde-config-sddm plasma-nm dolphin kfind konsole kwrite okular gwenview plasma-pa systemsettings kde-config-screenlocker powerdevil kio-extras ark p7zip-full unar
Pronto! A partir daqui você já pode logar como usuário e rodar o famoso:
startx
Sugiro que você reinicie o sistema antes, porque sempre dá algum *pobreminha* com ícones e fontes se você inicia a interface direto, mas não é uma exigência do sistema.
O KDE padrão, sem temas e ícones inseridos pelas distribuições, não é necessariamente bonito, então sugiro que abra o menu de configurações e baixe na lojinha do KDE novos temas e ícones. Jogo rápido.
Não estarei cobrindo aqui a instalação de Firewall, players, navegador, etc., porque isso foge do escopo da dica.
Interface já instalada e customizada de acordo com meus gostos
Não há fontes a citar, porque a elaboração da dica foi empírica. Analisando os meta-pacotes mesmo, vendo o que faltou e tal. Posso citar um tutorial do
Devuan que tive como molde para o Xorg, mas quase tudo foi eu mesmo que apliquei e testei.