O objetivo de instalar a placa, levando em conta nosso objetivo, é ativar o suporte à aceleração 3D para o servidor gráfico. Na maioria dos casos, não é necessário nem instalar drivers proprietários, pois a comunidade open source desenvolve módulo que suportam bem a maioria das placas. Em alguns casos o driver aberto já oferece o suporte 3D nativamente, diminuindo o trabalho de ter o sistema rodando.
Para ter um ambiente 3D com Xgl/AIGLX + Compiz/Beryl rodando, é preciso primeiro que sua placa esteja instalada corretamente, e é isso que este artigo aborda. Primeiro passo é acessar um terminal modo texto (com Ctrl+Alt+F1) como root e parar o servidor gráfico. Quem o gerencia no Debian é o GDM.
# /etc/init.d/gdm stop
Agora instalaremos alguns pacotes. Esteja certo de que seu arquivo /etc/apt/sources.list e certifique-se de que os ramos main, contrib e non-free estão presentes. Depois, atualiza sua lista de pacotes:
# apt-get update
Precisaremos compilar um módulo para gerenciar a placa de vídeo, conseqüentemente teremos que ter um compilador instalado e as bibliotecas do kernel e do servidor X. Comece com:
E siga com a preparação de dependência de compilação de módulos ajustada pelo module-assistant:
# m-a update
# m-a prepare
Agora instale os fontes da sua versão do kernel (verifique com "uname -a"). No meu caso estou usando a versão 2.6.18 que já veio com o Debian. Não é um kernel customizado. Se você estiver rodando um kernel compilado por você mesmo, informe-se sobre os headers que você pode usar ou gerar por conta própria um pacote com os headers.
# apt-get install linux-source-2.6.18
No Debian, este pacote instala um arquivo compactado com o código fonte do kernel. É necessário ainda descompatá-lo e criar um link simbólico padrão que os programas que utilizam os fontes seguem.
Agora vá até o diretório em que o driver da Nvidia foi baixo e o execute:
# sh NVIDIA-Linux-x86-1.0-9631-pkg1.run
Siga normalmente as instruções do instalador e, no final, pode autorizá-lo a atualizar o arquivo de configuração do X (/etc/X11/xorg.conf). Você pode fazer isso manualmente, mudando o valor de Driver para “nvidia”, dentro da seção Device. O programa que vem junto com o instalador da Nvidia é o nvidia-xconfig. Você pode executá-lo quando precisar, já que também é instalado no sistema junto com o módulo e outros binários. Para concluir, reinicie o X:
[6] Comentário enviado por removido em 23/12/2008 - 14:00h
Boa Tarde!
Segui sua dica e deu tudo certo mas, quando reinicio o pc não funciona mais. Tenho que colocar o driver nv para poder funcionar.
Você saberia o que eu tenho que fazer para ficar permanente?
Valeu!!!
[7] Comentário enviado por milton-santos em 07/02/2009 - 11:41h
ae blz?? seguinte, fui instalar dessa maneira no Debian Lenny...soh q nao consegui pq diz aki q a kernel eh obsoleta ou algo do tipo... eu uso kernel 2.6.25 alguem sabe me dar uma dica sobre isso??