O AVG Free for Linux é um excelente antivírus, não deixa o sistema pesado por ser leve e o melhor de tudo, é free, mas apenas para o uso doméstico. Conhecido pela capacidade de detectar e eliminar vírus, este potente antivírus vai ajudar os usuários domésticos a protegerem-se das pragas virtuais que propagam pela internet. Possui atualizações constantes que podem ser feitas pelo próprio programa e também você pode agendar o scan do seu sistema. Disponível apenas em versões RPM.
OBS: Necessário possuir o smart instalado. Caso não possua-o, instale através do Yast.
Como estou usando o GNOME, o ícone surgiu em "Utilitários", "Mais Programas", "AVG for Linux Workstation". Veja a imagem abaixo do antivírus AVG em modo gráfico.
Irei apenas descrever o modo texto neste artigo. No terminal, iremos observar as seguintes opções obtido através do help:
# avgupdate --help (opções de update)
# avgscan --help (opções de scan)
Primeiramente, iremos atualizar o AVG com o comando seguinte:
# avgupdate --o
Iremos agora scanear um diretório. Neste exemplo, especifiquei todo o diretório com o seguinte comando:
# avgscan /
Para não estender muito o artigo, você pode consultar informações detalhadas do Antivírus AVG for Linux Workstation consultando o manual, que está em inglês:
[1] Comentário enviado por leucas em 01/12/2006 - 21:12h
caro colega.
creio que seu artigo de INSTALAÇÂO nao seja bem elucidativo pois cerca de 80% do tempo vc trata apenas da utilização do programa.
vc descreve como instalar no suse.... mas nao descreve por exemplo o que é o "smart".
eu sei que o google pode me responder isso, mas sao estas pequenas coisas que distinguem um tutorial completo de um simples apanhado de comandos.
e com a justificativa de nao extender muito o artigo, vc cita a fonte em ingles, sendo que seu artigo é apenas uma consulta ao .bash_history da sua maquina.
[2] Comentário enviado por jmhenrique em 01/12/2006 - 23:09h
Leucas, acho que vc está sendo muito severo. Não é um artigo, é uma dica. E para uma dica, até que contém coisa demais, inclusive screenshots da tela. Para mim, ficou ótimo como dica. Se estivesse na categoria [ artigos ] eu concordaria inteiramente com você. Ou seja, isso não é para ser um "tutorial completo". Apenas um aperitivo para umas googladas posteriores.
[3] Comentário enviado por tenchi em 02/12/2006 - 00:17h
Hum... Dica legal.. Mas vc saberia me dizer esse AVG verifica a existencia de vírus para windows ou para linux? Se for para linux, onde será que ele consegue um banco de dados dos vírus disponíveis? Será aqueles vírus cabulosos em assembly?
E mais uma coisa... Ele é free ou freeware? Pelo que vc disse ele é free ( livre ), mas acho que é de se pensar que na verdade é um freeware...
Falow.
[4] Comentário enviado por removido em 02/12/2006 - 00:42h
Olá, jmhenrique...
Concordo com seu comentário e era justamente isso o fato de não esticar esta dica por ser uma dica apenas; escrevi artigo por falta de atenção. Se fosse artigo, já teria disponibilizado mais detalhes extraídos do próprio manual.
Olá, tenchi...
De fato, como não tenho mais o Windows em dual boot - apenas no virtual -, não fiz este teste para saber se o AVG for Linux detecta vírus de outra plataforma. O banco de dados vem do próprio servidor AVG ao executar o comando "avgupdate -o". A licença é Free para uso doméstico.
[5] Comentário enviado por tenchi em 02/12/2006 - 17:12h
Não, acho que eu fui infeliz em minha pergunta...
O que quiz dizer é: Onde eles acham informações de vírus para linux?
Já foi detectado algum vírus no seu computador?
Ouvi dizer que já foram encontrados "códigos maliciosos" até em placas pci ( INFO Dez 2006 ). Você sabe se esses vírus são capazes de infectar o Linux?
Ah, e sobre os vírus para linux, o que seria um malware destrutívo para linux?
Não, não estou falando de um programa em shell assim:
#!/bin/bash
echo "Deseja visualizar as maravilhas do mundo? yes/no"
read SN
case $SN in
'yes')
echo "Não execute arquivos que não conhece a procedência, seu idiota."
;;
'no')
echo "Não espere que um 'no' resolva o seu problema."
;;
esac
echo "E desative o sudo!!!"
sudo rm -rf /{home,usr,lib,root,etc}
exit # se é que o script consegue chegar até aqui...
Bem, isso acima não é um vírus, mas pode dar uma boa de uma dor de cabeça...
[6] Comentário enviado por tenchi em 04/12/2006 - 16:18h
Aliás... eu tava pensando. O que é um vírus?
Assim, em sua definição?
Vírus seria qualquer código que é capaz de prejudicar um computador?
Mas hoje em dia o que mais acontece são os vírus que não destroem, mas roubam informações, spams de e-mail, essas coisas...
Aliás, será que hoje em dia vírus está realmente assiciado à Windows?
Por acaso alguém aí sabe me dizer se existem vírus para outros sistemas baseados em unix?
Tipo no Mac OS X, *BSD's, Solaris...
Sei que isso daqui não é uma sessão de perguntas, mas se alguém puder esclarecer essa minha dúvida...
[9] Comentário enviado por jmhenrique em 06/12/2006 - 20:31h
o conceito de "virus para computador" é bem discutível. Confunde-se e conflita com worms e trojans. Em condições de laboratório existe uma meia-dúzia para linux, do tipo "virus-de-português: por favoire, descompacte o ficheiro a seguir, abra um shell, entre na pasta, certifique-se que todos os headers necessários estão em seus lugares, e digite make; make install. E não se esqueça de mandar a todos da sua lista de emails". A uns anos atrás um colega meu que estava na ciencia da computação "instalou" um virus desse, destruiu os filesystems na mesma hora que deu o make install e o executou. Ou seja... programas nocivos existem. Virus ? duvido.
[10] Comentário enviado por wolvied em 20/06/2013 - 11:38h
Ok, instalado ele está, até porque em terminal to conseguindo rodar ele no Mint, mas alguém sabe como colocar ele em modo gráfico?
Perdi 1 mês inteiro de trabalho e estudo por causa de um vírus de pendrive e preciso recuperar o tempo perdido.
Sou estudante de programação de jogos e o foco do curso é Windows, não tenho confiança nos meus arquivos e posso acabar disseminando o vírus atravéz dos meus trabalhos. Por isso preciso de LIMPAR a Máquina.
Instalei e gostei do Mint, mas preciso limpar meu pc de vírus pq infelizmente o mundo ainda é rWINDOWS.
Na época eu usava o ClamWim, e vou ter que dizer, meu pc estalotado de virus, já retirei mais de 200, mas um deles ainda esta ativo, e tomando conta dos antivirus que instalo, mudando permisssões de arquivos e pastas e roubando a memória.
Usando um Core i5, 64 bits (4gb de memoria), Video Offbord de 2GB GForce, e me sinto pior que quando usava me antigo Atlon XP.
Se alguém tiver uma dica pra limpar meus arquivos e poder usar Windows normalmente, agradeço.