Pregos, parafusos e porcas do Viva o Linux, aqui começa mais uma Dica do Dino® da série
Gaming on GNU/Linux. Não escondo de ninguém que eu sou um gamer assumido (o que eu não sou assumido?), e finalmente me fiz um mimo e comprei um controle USB PS-like para meu Debian Stretch.
A questão é: ao contrário do KDE, o GNOME não possui ferramentas nativas para configuração de um controle, então tive que dar uma pesquisada e tals. A solução, como sempre, é extremamente simples e - como toda boa solução - envolve um uso maroto do terminal. Obviamente, ubunteiros vão ter alergia extrema de mais esta Dica, mas essa é a natureza da besta, não?
O que preciso instalar?
Bem, tudo que você precisa instalar para ter seu controle funcionando se resume a quatro pacotes:
# apt install joystick jstest-gtk xserver-xorg-input joystick xboxdrv
É, eu sei, meu controle é PS-like e eu tive que instalar o pacote para o controle do XBox. Essa é a natureza da besta, não? Enfim, após instalar esse e todos os pacotes associados, execute
jstest-gtk, um front-end gráfico para teste e calibração do dispositivo - cujo uso não vou explicar pois eu acredito que não temos analfabetos por aqui, não é?
Conclusão
Enfim, é só isso mesmo, seres humanos e usuários de GNU/Linux. E com mais esta Dica do Dino® eu me despeço de todos vocês desejando uma vida longa e próspera de compilações e um
GET SLACK OR DIE!!!
Hmm...vou salvar aqui, pois essa dica poderá me ser útil. Eu cheguei a testar meu controle XBOX Wireless no openSUSE e pegou automaticamente, eu achei aquilo incrível, nunca tinha acontecido isso comigo no GNU/Linux, meu controle sempre deu problemas insuportáveis e eu até imaginei que fosse um aprimoramento do kernel... talvez tenha sido o KDE que tenha feito isso. Agora estou usando XFCE no MX-Linux(Debian like), estou gostando mais do XFCE que do KDE, mas espero que não comecem outras vez meus problemas com o controle.